O alerta foi feito pela presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, que defendeu que os bancos centrais podem perder a relevância se não adoptarem as moedas digitais do banco central (CDBC) como uma opção de pagamento.
Segundo Christine Lagarde, os bancos centrais são vistos como “âncoras monetárias” pelos bancos comerciais, o que os obriga a permanecer relevantes no cenário financeiro.
“Onde estamos nós, ps bancos centrais? Temos actuado como âncora monetária em relação aos cancos comerciais e ao dinheiro privado. Se não estivermos nesse jogo, se não estivermos empenhados em experimentar e inovar em termos de dinheiro digital do banco central, corremos o risco de perder o papel de âncora que desempenhamos por muitas e muitas décadas”.
Embora muitos países se mantêm cépticos quanto a possibilidade de emitir uma moeda digital de banco central, há também alguns que estão a trabalhar para tornar viável o lançamento da sua própria CBDC.
Países como China, Bahamas e Nigéria decidiram lançar ao mercado suas próprias CBDC, para auxiliar as versões tradicionais ou física que já existem.
LEIA TAMBÉM
Liquidez do Bitcoin Cai Apesar do Aumento do Preço
PancakeSwap Lança V3 Oferecendo Melhorias de Desempenho e Taxas mais Baixas