De acordo com os dados da Administração Estatal de Câmbio da China (SAFE, na sigla inglesa), o Yuan ultrapassou o dólar americano no que diz respeito à transferências monetárias internacionais feitas em todo país, tornando-se na moeda mais utilizada em transações transfronteiriças no mês de Março de 2023.
Segundo os dados da agência chinesa, as transacções internacionais em Yuan aumentaram significativamente de 434,5 mil milhões de dólares norte-americanos em Fevereiro, para 549,9 mil milhões em Março deste ano, sinalizando o esforço da China para se afastar do dólar e fortalecer o uso de sua moeda.
Embora a participação do Yuan nos acordos globais ainda seja relativamente baixa, ela tem aumentado continuamente nos últimos anos, o que levou instituições financeiras como Citigroup e Goldman Sachs a preverem que até 2030 o Yuan se tornará a 3ª moeda mais usada em pagamentos internacionais.
Inclusive, recentemente, o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, concordaram em adoptar o yuan chinês como moeda de liquidação em economias emergentes, o que prova que mais países poderão optar pela moeda chinesa em detrimento do dólar americano.
LEIA TAMBÉM
Joe Biden Propõe Imposto de 30% Sobre Mineradores de Criptomoedas
Nigéria Planeja Regulamentar Plataformas de Ativos Digitais
Mineradores de Bitcoin Facturam Mais de 50 Mil Milhões de dólares