O BRICS está avançando rapidamente para deixar de lado o dólar americano e promover suas moedas nativas para o comércio global. Cerca de 41 países expressaram seu interesse em aderir à aliança BRICS e aceitar a nova moeda para transações transfronteiriças. Rússia e China estão convencendo muitos outros países a entrar no bloco para destruir o dólar americano. O status de reserva global do USD está sendo desafiado por nações em desenvolvimento e pode levar o dólar a um caminho de declínio.
16 Países Asiáticos Prontos para Aceitar o BRICS e Abandonar o Dólar Americano
10 países da ASEAN concordaram em parar de negociar em dólares americanos e usarão moedas nativas para acertos transfronteiriços. A ASEAN é um bloco de 10 países que incluem Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnam.
A aliança da ASEAN colocou uma declaração em vigor evitando o dólar americano para liquidações e promovendo o uso da moeda local. Os países do Oriente estão tomando medidas para acabar com a dependência do dólar e criar uma nova ordem financeira global.
Por outro lado, os países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) estão seguindo o exemplo do bloco da ASEAN. As nações membros do GCC, Bahrein, Kuwait, Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, expressaram seu interesse em aderir ao BRICS. Além disso, a Arábia Saudita está em negociações para financiar o banco dos BRICS, comumente chamado de Novo Banco de Desenvolvimento (NDB).
Leia também: Quénia Apela ao Outros Países Africanos Que Abandonem o Dólar
Leia também: Síria Pretende Aderir ao BRICS e Adotar a Sua Moeda