A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) processou a Binance, a maior bolsa de criptomoedas do mundo, bem como seu CEO, sob várias alegações de violação das leis de valores mobiliários e outras acusações.
Na queixa da SEC apresentada ao Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Columbia, o regulador alega que a Binance e seu CEO Changpeng Zhao enriqueceram em bilhões de dólares, ignorando as leis de proteção ao investidor e colocando os clientes em “risco significativo”. A SEC acusou a BAM Trading e a BAM Management, as empresas que operam como Binance.US, de negociação manipulativa e vigilância insuficiente sobre sua plataforma.
“E os réus BAM Trading e BAM Management fraudaram investidores de patrimônio, varejo e institucionais sobre suposta vigilância e controles sobre negociações manipulativas na plataforma Binance.US, que de fato eram praticamente inexistentes.”
A reclamação também se concentra no BNB , o token nativo da Binance, e no BUSD , a stablecoin da bolsa, que já foi alvo dos reguladores no início deste ano. De acordo com a SEC, a Binance se envolveu ilegalmente em ofertas não registradas e vendas de “títulos de criptoativos”.
A Binance é acusada de “privar informações materiais dos investidores, incluindo os riscos e tendências que afetam a empresa e um investimento” em relação aos seus sistemas de geração de rendimento BNB Vault e Simple Earn. Binance e Zhao também são acusados de usar áreas cinzentas regulatórias para misturar fundos de clientes, às vezes com uma empresa chamada Merit Peak Limited, que a SEC diz ser controlada pessoalmente por Changpeng Zhao.
Na falta de supervisão regulatória, os Réus estavam livres para transferir os ativos criptográficos e fiduciários dos investidores conforme os Réus desejavam, às vezes misturando e desviando-os de maneiras que corretores, revendedores, bolsas e agências de compensação devidamente registrados não seriam capazes de fazer.
Por exemplo, por meio de contas pertencentes e controladas por Zhao e Binance, bilhões de dólares americanos de fundos de clientes de ambas as plataformas Binance foram misturados em uma conta mantida por uma entidade controlada por Zhao (chamada Merit Peak Limited), cujos fundos foram posteriormente transferidos para um terceiro aparentemente em conexão com a compra e venda de criptoativos.”
Desde então, a Binance respondeu às alegações, expressando a intenção de “defender nossa plataforma vigorosamente”.
Diz a Binance em um comunicado,
“Trabalharemos ao lado de parceiros da indústria para defender essa importante tecnologia de ações judiciais equivocadas. E manteremos nossos esforços incessantes para oferecer uma plataforma segura e confiável para nossos usuários, fiel ao nosso valor principal de promover a liberdade do dinheiro”.
No momento da redação deste artigo, o Bitcoin ( BTC ) e o Ethereum ( ETH ) caíram cerca de 5% menos de duas horas após o surgimento das notícias da reclamação. Os mercados de Altcoin estão caindo mais drasticamente, com o TOTAL2, que representa todos os criptoativos além do BTC, caindo mais de US$ 22 bilhões até o momento.
Taxas Médias do Ethereum Caíram 69% desde Maio
BRICS: 16 Países Asiáticos Pretendem Abandonar o Dólar Americano