A Apple entrou oficialmente no Metaverso com o anúncio do headset de realidade aumentada chamado Apple Vision Pro que combina o mundo físico com o digital. “É o primeiro produto da Apple que você olha através, e não para,” disse o CEO Tim Cook sobre o dispositivo, que se parece com um par de óculos de esqui. Como rumores sugeriam, o produto possui um pacote de bateria separado e é controlado com olhos, mãos e voz. Ele começará a ser vendido por $3,499 e será lançado no início do próximo ano, começando pelo mercado dos EUA, com mais países chegando mais tarde no mesmo ano.
O Vision Pro é posicionado principalmente como um dispositivo AR, mas pode alternar entre a realidade aumentada e a realidade virtual total usando um botão.
O dispositivo é livre de controladores, e você navega por fileiras de ícones de aplicativos em um sistema operacional chamado visionOS apenas olhando para eles. Você pode tocar para selecionar e deslizar para rolar, também pode dar comandos de voz, e a Apple diz que “centenas de milhares de aplicativos familiares do iPhone e iPad” funcionarão automaticamente dessa maneira. Além disso, o headset suporta acessórios Bluetooth, incluindo Magic Keyboard e Magic Trackpad, e permite que você conecte seu Mac para usar dentro do headset. Câmeras voltadas para baixo podem capturar suas mãos mesmo que estejam descansando abaixo do seu corpo.

Como a Apple Vision Pro é Composto?
O headset tem uma frente de vidro e uma estrutura de alumínio, contendo cinco sensores, 12 câmeras, um display 4K para cada olho, e um computador que aparentemente é resfriado com um ventilador. A máscara do headset (que a Apple chama de “Light Seal”) e a alça (que a Apple chama de “Head Band”) são revestidas de tecido e modulares, e a Apple diz que podem se flexionar para se ajustar a uma variedade de formatos de rosto e tamanhos de cabeça. A Head Band é costela e se ajusta ao redor da parte de trás da sua cabeça, e você pode trocar diferentes tamanhos e estilos de banda.
O sistema usa um M2, mas também inclui um novo chip chamado R1.
Como a Apple Vision Pro Vai Conectar as Pessoas?
Você também não está, a Apple promete, isolado das pessoas ao seu redor. O headset exibirá seus olhos com um sistema chamado EyeSight, e se você estiver em VR total, uma tela brilhante irá obscurecê-los para sugerir que você não está disponível. Ele também cria uma “persona” digital — basicamente um avatar hiper-realista — escaneando seu rosto.
O dispositivo usa vídeo de passagem que permite que você veja o mundo real em cores completas, mas você pode projetar objetos 3D no espaço real, incluindo retirar objetos de uma thread de mensagem para o mundo real.
Quando você está conversando com pessoas remotamente, pode usar áudio espacial para fazer coisas como organizar participantes do FaceTime como “blocos de vídeo” ao redor da sala. E você pode capturar e “reviver” vídeos de 180 graus com uma câmera 3D enquanto está dentro do headset. A Apple também está promovendo conteúdo de TV e Arcade no headset, incluindo conteúdo premium da Disney.
Apple Vai Concorrer Pelo Metaverso contra a Meta
O headset tem sido desenvolvido por anos e passou por várias iterações, bem como anos de atrasos. Ele é destinado a ser a adição de assinatura do CEO Tim Cook à linha de produtos da Apple, e tem recebido elogios de insiders da indústria, mesmo que entre em um mercado que ainda não decolou. Seu principal concorrente provavelmente será a Meta, que tem tido relativo sucesso com seu headset focado em jogos Quest 2 e há 4 dias atrás anunciou o Meta Quest 3.
Leia também: Taxas Médias do Ethereum Caíram 69% desde Maio
Leia também: Mercados Afundam Quando a SEC Processa Binance e Changpeng Zhao por Quebra de Lei de Valores Mobiliários
Leia também: Terra Classic (LUNC) Aumenta Mais de 30% em 24 horas. O que está por Trás Dessa Tendência de Alta?