O Bitcoin Cash foi projetado para que nenhum grupo ou pessoa pudesse controlá-lo. O design descentralizado do Bitcoin tem muitas vantagens, mas as coisas podem ficar complicadas quando há divergências com a comunidade sobre o melhor caminho a seguir.
Desde o surgimento do Bitcoin, várias bifurcações (hard forks) ocorreram, resultando no nascimento de novas criptomoedas. Uma das bifurcações mais notáveis é o (BCH), que buscou resolver os desafios de escalabilidade e velocidade enfrentados pelo Bitcoin original. Neste artigo, exploraremos o que é o Bitcoin Cash, como ele se diferencia do Bitcoin e quais são seus principais objetivos.
O que é Bitcoin Cash?
Bitcoin Cash é uma versão modificada do Bitcoin que roda em sua própria rede blockchain. Funciona quase da mesma maneira que o Bitcoin, mas existem várias diferenças importantes. A maior diferença é o tamanho do bloco ou quanta informação de transação um único bloco em cada cadeia pode manipular.
Na rede Bitcoin, cada bloco tem 1 MB de tamanho. Imediatamente após o fork do Bitcoin Cash, o tamanho do bloco do Bitcoin Cash foi de 8 MB, oito vezes maior do que na rede Bitcoin. Em maio de 2018, o Bitcoin aumentou seu tamanho de bloco novamente, desta vez para 32 MB.
Isso significa que o BCH agora pode processar 32 vezes mais informações por bloco do que o Bitcoin. Como resultado, as transações de Bitcoin Cash tendem a ser mais rápidas e têm taxas mais baixas. A segurança pode ser menor na rede BCH, já que menos poder de mineração é usado para minerar cada bloco Bitcoin Cash.
Diferenças entre Bitcoin Cash e Bitcoin:
- Tamanho do bloco: Enquanto o Bitcoin tem um limite de tamanho de bloco de 1 MB, o BCH aumentou esse limite para 8 MB (e posteriormente para 32 MB). Isso permite que o BCH processe mais transações por bloco, melhorando a escalabilidade e reduzindo o congestionamento da rede.
- Velocidade e taxas de transação: Com blocos maiores, o BCH é capaz de confirmar transações mais rapidamente do que o Bitcoin. Além disso, as taxas de transação no BCH tendem a ser significativamente mais baixas do que as do Bitcoin, tornando-o mais acessível para transferências de menor valor.
- Algoritmo de ajuste de dificuldade: O BCH implementou um algoritmo de ajuste de dificuldade que permite que a rede se adapte rapidamente às mudanças de taxa de hash. Isso garante uma menor volatilidade na velocidade de mineração e evita grandes variações na dificuldade de mineração.
Quem inventou o Bitcoin Cash?
A ideia do BCH foi apresentada por um grupo de desenvolvedores de Bitcoin. No entanto, a pessoa mais diretamente conectada à moeda hoje é Roger Ver, um dos primeiros a adotar e investir em Bitcoin.
Uma breve história
- Junho de 2017 – Um grupo de desenvolvedores e mineradores de Bitcoin apresentou uma proposta chamada Bitcoin ABC, que queria aumentar o tamanho do bloco.
- Julho de 2017 – Nem todos concordaram com a mudança proposta.
- Agosto de 2017 – hard forks do Bitcoin, levando à criação do Bitcoin e do BCH.
- Março de 2018 – Pagamentos em BCH aceitos no BitPay.
- Maio de 2018 – BCH aumentou o tamanho do bloco de 8 MB para 32 MB.
- Novembro de 2018 – O BCH passou por outro hard fork, para criar o BHC e o Bitcoin SV.
- Novembro de 2020 – O BCH foi bifurcado pela terceira vez, desta vez para Bitcoin Cash Node (BCHN) e Bitcoin Cash ABC (BCHA), e o Bitcoin Cash Node passou a se chamar Bitcoin Cash (BCH).
- Junho de 2021 – SmartBCH, uma sidechain do Bitcoin Cash, foi lançada.
Como é produzido o BCH?
O Bitcoin Cash, por compartilhar o mesmo background do Bitcoin, é produzido da mesma forma. Os mineradores competem para resolver quebra-cabeças matemáticos complexos por meio de um processo de prova de trabalho.
Como funciona?
Ele opera da mesma maneira que o Bitcoin, as únicas diferenças para os usuários são que a rede BCH pode verificar transações mais rapidamente do que o Bitcoin e normalmente cobra taxas mais baixas.Você precisa de uma carteira Bitcoin Cash para enviar e receber a moeda, e ela pode ser usada para pagar uma variedade de bens e serviços.
O que você pode fazer com o BCH?
Você pode usar o BCH da mesma forma que usa o Bitcoin – como uma reserva de valor auto-custodiada, como um método de pagamento ou ambos. Como o BCH tem tempos de transação mais rápidos e taxas mais baixas, muitas vezes é visto como um método de pagamento mais viável do que uma reserva de valor.
Em julho de 2021, foi lançada a smartBCH , uma sidechain do Bitcoin Cash . A sidechain é compatível com EVM, o que significa que contratos inteligentes que podem ser executados no Ethereum também podem ser executados no smartBCH.
Em maio de 2022, havia mais de $ 23 milhões em valor total bloqueado (TVL) na cadeia smartBCH, com as maiores plataformas sendo BenSwap e MistSwap . Ambas são pequenas plataformas no ecossistema DeFi maior, porém, com menos de US$ 10 milhões em valor total bloqueado em cada plataforma no momento da escrita.
O futuro do BCH
As vantagens técnicas (e desvantagens) que o BCH teve imediatamente após sua bifurcação do Bitcoin permanecem. O BCH ainda tem um tamanho de bloco maior que o Bitcoin, e isso vem com taxas mais baixas e tempos de transação mais rápidos, mas também levanta algumas questões sobre segurança.
Desenvolvimentos como a Lightning Network do Bitcoin também possibilitam pagamentos rápidos com taxas baixas na rede Bitcoin original, que os defensores veem como uma negação da USP do BCH. No entanto, os apoiadores do BCH podem apontar que o BCH atinge taxas baixas e tempos de transação rápidos de forma independente, sem a necessidade de uma solução de camada 2.
Independentemente das vantagens e desvantagens tecnológicas de cada cadeia, nem o Bitcoin nem o BCH podem ter sucesso sem adoção. O sucesso de cada um depende de quantas pessoas e instituições decidem usá-los.
LEIA TAMBÉM
Lançamento do Jogo XRPL, Permite que os Usuários Ganhem XRP Diretamente em sua Carteira Xumm