Um gigante bancário dos Estados Unidos (EUA), com mais de $1.88 trilhões recusou-se a impedir que um criminoso roubasse o dinheiro de sua cliente enquanto um golpe se desenrolava em tempo real, alegadamente por estar muito ocupado, informou a vítima.
Ann Booras diz que recentemente recebeu uma ligação de alguém que afirmava ser do banco Wells Fargo, perguntando se ela estava tentando transferir um total de $ 25.000 de sua conta poupança, informa um site de notícia local. A pessoa que ligou, que na verdade era uma golpista, enganou Booras para que iniciasse duas transferências eletrônicas de sua conta.
Enquanto Booras conversava com o golpista, ela correu para a filial local de Wells Fargo, onde um caixa confirmou que ela estava ao telefone com um ladrão. Mas, em vez de interromper as transferências eletrônicas, Booras diz que o banco disse a ela que estava muito ocupado para pausar as transferências e impedir que o dinheiro saísse de sua conta.
“[O banco disse] Desculpe, estamos todos ocupados. Estamos apoiados com compromissos consecutivos. Você precisa ir para outra filial, mas não podemos ajudá-lo aqui.”
Conta Ann Booras
Booras diz que ficou chocada com a falta de compreensão e urgência por parte da Wells Fargo. Booras correu para outra agência próxima, que naquele momento só poderia impedir que $ 5.000 dos $ 25.000 deixassem sua conta bancária. Quando ela entrou com uma reclamação no banco, o banco se recusou a reembolsá-la pelos $ 20.000 restantes. Booras diz que o banco ligou para ela pessoalmente para negar a reclamação.
“Ele disse, ‘Não, desculpe, Wells Fargo nunca ligaria para você.’ E eu disse: ‘Você acabou de me ligar!’”
Agora que Booras tornou sua história pública, a Wells Fargo, que tem US$ 1,88 trilhão em ativos sob gestão, emitiu uma declaração genérica em resposta.
Continuamos focados em aumentar a conscientização sobre golpes e como as transferências eletrônicas são uma forma imediata de pagamento que geralmente é irreversível, mesmo que um cliente relate rapidamente uma transferência eletrônica enviada a um golpista. Isso inclui o envio de uma mensagem de aviso aos clientes antes que eles enviem uma transferência online.”
LEIA TAMBÉM
O que é Bluesky? A Alternativa do Twitter – Parte III
Binance Perderá Transferências em Euros com o Suporte do Paysafe