A Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA, adicionou na segunda-feira, 17 de Julho, a proposta da Valkyrie de lançar um spot Bitcoin ETF, denominado Valkyrie Bitcoin Fund, em seu boletim oficial. Esta é a segunda decisão do órgão regulador americano de aceitar um pedido de ETF Bitcoin para revisão no espaço de uma semana após ter aceito a proposta spot Bitcoin ETF da BlackRock na semana passada, 13 de Julho.
A Valkyrie reapresentou sua proposta de ETF de Bitcoin de longa data em 21 de Junho, apenas cinco dias após a inovadora proposta de ETF da BlackRock. A empresa de serviços financeiros adotou ‘BRRR’ como o ticker de seu ETF – referindo-se a um meme que representa o som da impressão de dinheiro. Em 5 de Julho, a empresa novamente seguiu a BlackRock fazendo um ajuste em seu registro, acrescentando a troca de criptomoedas Coinbase como o chamado parceiro de “compartilhamento de vigilância” – e provavelmente vinculando o destino dos dois pedidos de ETF.
A listagem da proposta no calendário oficial da SEC dá início ao período de comentários, que é uma das etapas do processo regulatório. Nesse período, o público e outras instituições têm a oportunidade de se pronunciar sobre o ETF, comentando sobre seu potencial impacto no mercado, medidas de proteção ao investidor e outros fatores relevantes.
De acordo com o prazo fornecido pela SEC, o período de comentários durará 21 dias a partir da data de seu arquivamento no Federal Register. Após o término do período de comentários, a SEC avaliará a proposta do ETF e poderá solicitar informações adicionais aos requerentes antes de tomar sua decisão.