O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não participará da cimeira do grupo BRICS, marcada para decorrer de 22 a 24 de Agosto deste ano. Segundo avança o jornal The Guardian, o líder russo será representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov.
De acordo com o embaixador russo na África do Sul, Anil Sooklal, Vladimir Putin não participará da cimeira do grupo de economias emergentes para “não pôr em perigo” o evento ou “criar problemas” devido ao seu mandado de captura internacional.
“O Presidente Putin compreende o dilema que a África do Sul enfrenta, mas não quis pôr em perigo a cimeira nem criar problemas à África do Sul”, disse.
Conforme Anil Sooklal, embora o presidente russo não participe da cimeira do BRICS, Putin estará praticamente presente em todas as deliberações da cimeira.
“Todas as questões que colocámos na agenda serão discutidas colectivamente e estamos confiantes de que a cimeira será um sucesso”, acrescentou.
Recentemente, um processo de prisão internacional foi emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o presidente russo, devido a invasão do seu país a Ucrânia em Fevereiro de 2022, na qual a Rússia é acusada de ter deportado ilegalmente crianças ucranianas.
Suspeita -se que a detenção poderia acontecer nesta cimeira dos BRICS, já que a África do Sul, se Vladimir Putin se fizesse presente.
O BRICS é actualmente composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Apesar da ausência física, Vladimir Putin fará o seu discurso no evento por video conferência, segundo o porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov.
LEIA TAMBÉM
Polygon (MATIC): O que é e como funciona o Layer-2 da Ethereum?