Para entender o Chiliz, a primeira coisa que precisa saber é em que consiste exactamente um “token de torcedor” e começar a partir daí para explicar a ideia por trás desse projecto.
Um “token de torcedor” nada mais é do que um token criptográfico associado a entidades ou figuras esportivas. Tokens como o PSG Token ou o FC Barcelona Fan Token são apenas um exemplo desse tipo de token e do alcance que podem ter.
Por exemplo, o PSG Token, lançado em junho de 2020, começou com um preço de mercado de $ 2,77 USD por token, mas atingiu $ 61,23 USD em seu recorde histórico (Agosto de 2021), o que significou um retorno de mais de 500%.
O que é Chiliz?
Chiliz (CHZ) é uma criptomoeda e ecossistema dedicado a unir o mundo dos esportes ao da tecnologia blockchain, oferecendo uma plataforma para a criação de tokens de fãs, NFTs e serviços relacionados ao mundo dos esportes.
Enquanto uma criptomoeda, a Chiliz (CHZ) é construída na blockchain Ethereum para permitir que os fãs de esportes e entretenimento monetizem e incentivem as suas actividades por meio de tokenização.
Como um token ERC-20, a Chiliz fornece moeda para a primeira plataforma de engajamento de fãs habilitada para blockchain do mundo, Socios. O mercado Socios permite que os fãs comprem e negociem fan tokens ou NFTs de marca e participem ou influenciem pesquisas e pesquisas focadas no clube.
Como surge a Chiliz?
A Chiliz foi fundada em 2018 por Alexandre Dreyfus. O projecto é na verdade uma subsidiária da organização de esportes e entretenimento Mediarex Group, com sede em Malta, que foi formada em 2006.
O ecossistema Chiliz foi desenvolvido com o objectivo de fornecer uma plataforma para os fãs de esportes e entretenimento se envolverem com os seus times favoritos. Para isso, foi necessário financiamento. Em 2018, a Chiliz levantou com sucesso US$ 66 milhões e posteriormente foi listada nas principais exchange como a Binance, por exemplo.
Parte deste dinheiro foi usado para criar o Socios, o aplicativo de recompensa e engajamento de fãs do projecto – lançado no final de 2019. Logo depois, grandes clubes aderiram à plataforma, incluindo o Paris Saint-Germain, FC Barcelona e Atlético de Madrid. Isso chamou muita atenção e levou à adesão de equipes internacionais como Portugal e Argentina.
O que é Socios?
Socios é a plataforma digital interativa em que a criptomoeda Chiliz (CHZ) é executada. A App foi construída na infra-estrutura de cadeia lateral Chiliz, que é executada na blockchain Ethereum.
O Socios é considerado o primeiro produto voltado para o consumidor da Chiliz, permitindo que os fãs de esportes se envolvam com as equipes e sejam elegíveis para benefícios e recompensas exclusiva
Como a Chiliz funciona?
Os fan tokens da Chiliz permitem direitos de voto e oferecem aos usuários privilégios exclusivos para os clubes da equipe no aplicativo Socios, como participar das principais atividades de tomada de decisão.
Para adquirir os fan tokens, os usuários precisam primeiro comprar CHZ em uma exchange de criptomoedas. Além disso, o token CHZ serve como moeda no mercado de engajamento de fãs Socios, que os detentores podem usar para comprar NFTs.
Actualmente, a Chiliz é usada como padrão para muitos tokens em clubes esportivos. Toda a rede depende do blockchain Ethereum, que protege e calcula todas as transações que ocorrem. A criptomoeda CHZ é então convertida em tokens não fungíveis ERC-721 quando os fan tokens são comprados no Socios.
A Chiliz usa o consenso de proof of authority, onde um número menor de verificadores é necessário em oposição a uma grande rede de nós (computadores). Esse algoritmo é responsável por verificar os tokens no aplicativo Socios e ajuda a oferecer suporte à interoperabilidade. Para ser aceite como validador neste protocolo, o usuárioprecisa ser aceite por outros nós validados.
O ecossistema Chiliz
A exchange Chiliz é a primeira do mundo projectada especificamente para fãs de esportes. Nesta exchange, os usuários podem comprar, vender e negociar vários grandes times esportivos usando a criptomoeda CHZ.
Para transacionar basta escolher o par de negociação que deseja negociar (por exemplo, BAR/CHZ se quiser trocar Barcelona por Chiliz) e definir o seu limite ou ordens de mercado da mesma forma que faria em qualquer outra exchange de criptomoedas.
O CHZ tem uma oferta circulante de 6 bilhões e uma oferta máxima de 8.888.888.888. O valor de mercado atual é de US$ 1,1 bilhão. Os tokens CHZ foram distribuídos da seguinte forma:
- Venda e pré-venda de tokens de 34,5%
- Reserva de base de usuários de 22,5%
- 15% Operações de Marketing
- 15% Aquisições Estratégicas
- 3% Conselho Consultivo
- 5% Equipe
- 5% Investidores Semente
ERC-1155 é o padrão para criar tokens fungíveis e não fungíveis em um protocolo. O objectivo do ERC-1155 é aprimorar a funcionalidade de um token que pode funcionar como ERC-20 e ERC-721 simultaneamente.
O token CHZ opera tanto na rede Ethereum como um token ERC-20 quanto como um token BEP2 na Binance Smart Chain. Além dos tokens CHZ, a Chiliz também oferece três outros tokens que cumprem o seu próprio papel.
LEIA TAMBÉM
ChatGPT vs Google Bard: Qual é o Melhor Para Programar?
BRICS: Mais de 40 Nações Estão Interessadas em se Juntar à Aliança, diz a África do Sul