A Toncoin é uma criptomoedas desenvolvida na blockchain TON, uma rede totalmente descentralizada, projectada pelo Telegram para ser usada por bilhões de usuários.
Tal como dissemos no artigo passado, a Toncoin, anteriormente conhecida como Gram, é o criptomoeda nativa da rede TON. A Toncoin tem uma emissão máxima de 5 biliões de tokens, entre os quais cerca de 1,22 bilião já estão em circulação.
A Toncoin utiliza o modelo de consenso prova de trabalho (PoS) para escalabilidade e confiabilidade da rede. De acordo com o site do projecto, a plataforma oferece aos seus clientes serviços de pagamento rápidos, transparentes e seguros, facilitando transações com taxas mínimas e entre aplicativos de terceiros.
Toncoin é muitas vezes referido como um token TON, mas na verdade é uma moeda digital. Isso ocorre porque o Toncoin tem seu próprio Blockchain (ou, neste caso, muitas redes Blockchain) e não foi desenvolvido em cima de uma cadeia pré-existente como o Ethereum.
Dentre as suas funções podemos citar:
- Pagamento de gás para transações de pagamento e interação com contratos inteligentes.
- Possibilidade de realizar operações cross-chain nativas dentro da rede. Lembre-se de que TON é o token da cadeia mestre e cada cadeia de trabalho tem o seu próprio token interoperável com TON, portanto, essas operações são habilitadas nativamente.
- O token também é usado para pagar pelo acesso aos recursos da rede. Por exemplo, para acessar o sistema de armazenamento descentralizado (TON Storage), ou o serviço DNS (TON DNS) ou os serviços implantados na camada TON Services. Em todos esses casos, o Toncoin seria a moeda usada para pagá-los.
- Ele é usado para a implantação de novos nós de piquetagem para a cadeia principal ou para cadeias de trabalho e cadeias de sharding.
- Também é usado para governança descentralizada do protocolo.
Tal como as outras blockchain, a rede TON possui uma estrutura multinível construída com base no princípio de sharding ou segmentação (“blockchain dentro de uma blockchain”).
O recurso de sharding (fragmentação) envolve o uso de várias sub-redes (shards) na mesma blockchain, em que cada shard possui uma finalidade específica. Ele permite que a rede evite o acúmulo de blocos não verificados e agilize as tarefas.
O Toncoin tem uma variedade de usos diferentes no ecossistema TON. Os desenvolvedores do projecto se concentram em escalabilidade, eficiência e adoção em massa, fornecendo transacções ultra rápidas aos utilizadores.
LEIA TAMBÉM
nvestidores de Longo Prazo Continuam a Acumular Bitcoin Enquanto Investidores de Curto Prazo Vendem