Com a reunião anual prestes a trazer uma possível expansão, a aliança económica BRICS pode estar pronta para controlar 60% das reservas globais de petróleo. De fato, dependendo de quais países atendam aos requisitos de expansão, o bloco pode controlar um dos ativos mais importantes do mundo.
Espera-se que o bloco solidifique os critérios de expansão, com uma lista extensa de países buscando a entrada. Além disso, nações como Arábia Saudita, Irão, Emirados Árabes Unidos e Egito estão entre as partes interessadas. Posteriormente, eles poderiam aumentar as reservas de petróleo já mantidas pela aliança. Assim, progredindo seu posicionamento económico internacional.
BRICS Poderia Controlar as Reservas Globais de Petróleo Por Meio da Expansão
O bloco BRICS tem mantido um sólido trajeto de crescimento durante grande parte do ano. No entanto, isso poderia ser acelerado após o que ocorre na próxima cúpula anual. Lá, o bloco deve discutir questões bastante importantes. Além disso, é provável que solidifiquem o consenso sobre diretrizes de expansão para futuros membros.
Considerando as nações interessadas, o bloco BRICS pode estar preparado para controlar 60% das reservas globais de petróleo por meio da expansão. Especificamente, ao buscar incluir países como Arábia Saudita, Irão, Venezuela, Egito e Emirados Árabes Unidos na aliança. Isso permitiria ao coletivo manter o controle de um suprimento de imenso valor.
Dos países com as maiores reservas de petróleo do mundo, Venezuela, Arábia Saudita e Irão estão entre os cinco primeiros. Curiosamente, todos expressaram interesse em ingressar na aliança. De fato, as três nações representam 18,2%, 16,2% e 9,5% da participação mundial, respectivamente.
Esses três países também têm sido adições importantes por outras razões. Especialmente no caso da Arábia Saudita, o bloco poderia se beneficiar muito do influxo de capital que desfrutaria. Posteriormente, o país já está prestes a ingressar no Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS na reunião de agosto. Portanto, sua entrada na aliança económica parece provável neste ponto.
Adquira o Nosso Curso de Criptomoedas “Bitcoin 101”
Leia também: BRICS: Mais de 40 Nações Estão Interessadas em se Juntar à Aliança, diz a África do Sul
Leia também: BRICS: Índia Faz Primeiro Pagamento de Petróleo aos Emirados Árabes Unidos em Moeda Local “Rúpias”