A Stellar é uma rede descentralizada de código aberto que conecta bancos, sistemas de pagamentos e pessoas. Fundada em 2014 por Jed McCaleb, ex-co-fundador da criptomoeda Ripple, e pela ex-advogada Joyce Kim, a rede tem como principal objectivo facilitar e tornar as transações transfronteiriças rápidas, de baixo custo e seguras.
Criada pela Stellar Development Foundation, uma organização sem fins lucrativos, a Stellar apresenta como uma plataforma multi-transacional de moedas tradicionais (como dólar, euro, libra, etc.), permitindo que pessoas enviem e recebam moedas rapidamente, com taxas baixas e dentro de uma exchange descentralizada.
O token nativo do Stellar é chamado de Lumens ou XLM, sendo actualmente a 21ª maior criptomoeda em valor de mercado, com um valor de US $ 3,16 bilhões.
Como funciona o Stellar?
A Stellar conta com um banco de dados distribuído próprio, usado para registrar e validar transações. O sistema possui código-fonte aberto, oferecendo integração com redes de pagamento tradicionais.
O Stellar Consensus Protocol (SCP) é o algoritmo Stellar que verifica as transações. Ele permite que a rede seja escalada de maneira mais rápida e eficiente do que a maioria dos blockchains de prova de trabalho, como o Bitcoin. A rede também é teoricamente mais descentralizada, pois usa um recurso interessante conhecido como âncoras ou “anchors”.
As transações da rede Stellar são instantâneas e praticamente sem custo. Apesar de não utilizar o modelo de banco de dados blockchain, comum nas demais criptomoedas, a XLM é compatível com a maioria das carteiras digitais.
Quantos XLM existem?
A oferta máxima da moeda é de 50 bilhões de unidades, dos quais 32,1% foram reservados para a Stellar Foundation, 24% destinados para parcerias e 24,5% usados para premiações e airdrops, a distribuição gratuita de moedas.
Até outubro de 2022, 47 bilhões de XLM foram criadas, ou seja, 94% da quantidade máxima. Conforme o cronograma de distribuição declarado em seu roteiro (whitepaper).
A cotação do XLM é determinada exclusivamente pelos compradores e vendedores a cada instante, sem intervenção da Stellar Development Foundation.
Quanto vale 1 Stellar (XLM)?
O valor de 1 token Stellar, ou seja, 1 Lumens, não é fixo. Ele varia conforme a oferta e demanda pelos tokens no mercado. No momento desta redação, o token está sendo negociado por $0.1226 no CoinMarketCap
Lembre-de que não são criados novos tokens, ou seja, a oferta tende a permanecer estável. Por isso, a criptomoeda apresenta uma chance maior de se valorizar com o tempo. No entanto, vários fatores podem afetar a demanda e fazer o valor flutuar.
Por isso, é importante acompanhar os dados sobre a cotação do Lumens ao longo do tempo. Isso trará informações para analisar o seu comportamento e avaliar o verdadeiro potencial dessa criptomoeda como investimento.
LEIA TAMBÉM
Spacex: Empresa de Elon Musk Vende Bitcoin e Registra Perda de $ 371 Milhões
BRICS: Presidente da China Vai Reunir com Líderes Africanos na África do Sul
Zimbábue Prepara lançamento Oficial da Moeda Digital Lastreada em ouro