A empresa de Espacial de Elon Musk, SpaceX, de acordo com relatórios, registou uma desvalorização de $373 milhões no valor das suas participações em Bitcoin nos últimos dois anos e vendeu uma quantia não divulgada da criptomoeda. Segundo os relatórios, a Tesla, outra empresa dirigida pelo bilionário Elon Musk, adotou uma abordagem semelhante com as suas participações em Bitcoin.
Bitcoin da Spacex Desvaloriza $ 373 Milhões de Dólares
Na quinta-feira, o Wall Street Journal reportou que a SpaceX, de Elon Musk, desvalorizou os seus investimentos em Bitcoin, citando documentos que teve acesso. O órgão de comunicação escreveu:
O Bitcoin do portfólio da SpaceX desvalorizou em um total de $373 milhões no ano passado e em 2021 e vendeu a criptomoeda. A Tesla adotou uma abordagem semelhante com as suas participações em Bitcoin. Musk frequentemente postou sobre criptomoedas ao longo dos anos.
Isso levou a vários títulos a afirmar que a SpaceX tinha liquidado todas as suas participações em Bitcoin, fazendo o preço do Bitcoin cair.
No entanto, muitas pessoas recorreram às redes sociais para apontar que a desvalorização de investimentos é uma prática contabilística padrão para empresas e não implica que os investimentos tenham sido vendidos ou liquidados. Por exemplo, uma empresa pode desvalorizar o valor do seu inventário se o seu valor de mercado tiver diminuído, mas ainda reter o inventário até que não seja mais necessário.
Tesla e SpaceX: Empresas de Elon Musk Adotam Abordagem Semelhante em Relação ao Bitcoin
Embora Elon Musk tenha revelado em julho de 2021 que a SpaceX possuía bitcoin, os detalhes das participações de BTC da empresa continuam em grande parte não divulgados. Em contrapartida, há maior transparência em relação à posição de Bitcoin da Tesla. De acordo com o Wall Street Journal, ambas as empresas adotaram uma abordagem semelhante em relação às suas participações em Bitcoin.
No primeiro trimestre de 2021, a Tesla comprou Bitcoin no valor de $1,5 mil milhões. A empresa posteriormente reduziu a sua reserva de BTC duas vezes: uma vez também no 1º trimestre de 2021 e outra vez em julho do ano passado, os mesmos anos em que a SpaceX, segundo relatos, desvalorizou as suas participações em Bitcoin.
No 1º trimestre de 2021, a Tesla vendeu $272 milhões em BTC. Musk esclareceu que a venda foi “para comprovar a liquidez do Bitcoin como uma alternativa para manter dinheiro no balanço”. Em julho do ano passado, a empresa vendeu aproximadamente 75% do seu Bitcoin, adicionando $936 milhões em dinheiro ao seu balanço. Musk explicou que a empresa precisava de “maximizar” a sua posição em dinheiro devido “à incerteza dos bloqueios de Covid na China”. O bilionário enfatizou:
Certamente estamos abertos a aumentar as nossas participações em Bitcoin no futuro, por isso isso não deve ser interpretado como um veredicto sobre o Bitcoin.
Apesar das duas vendas de BTC, a Tesla ainda possui Bitcoin no valor de $184 milhões, como divulgado nos seus resultados financeiros do 2º trimestre.
Adquira o Nosso Curso de Criptomoedas “Bitcoin 101”
Leia também: Tesla Vende 75% de suas Participações em Bitcoin
Leia também: Compra do Twitter Custou 8,4 Bilhões de Dólares em Ações da Tesla