A Binance anunciou nesta quarta-feira (30) que vai descontinuar a stablecoin BUSD. De acordo com o anúncio, a stablecoin será descontinuada gradativamente e deve acabar por completo no primeiro trimestre de 2024.
A descontinuação ocorre após a plataforma de infra-estrutura blockchain Paxos suspender a emissão da BUSD por causa da pressão regulatória sobre a empresa, sobretudo após os processos movidos pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
O Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS) instruiu a Paxos a cessar a emissão de novos tokens BUSD, fazendo com que a empresa interrompesse as emissões no começo deste ano. A Binance tentou reactivar a stablecoin, mas o aumento da pressão regulatória levou a empresa a desistir.
A emissão da stablecoin parou de acontecer em Fevereiro e não voltou até agora. Como resultado, a BUSD perdeu mais de 80% do seu valor de mercado perdendo, como consequência, o lugar de terceira maior stablecoin do mercado.
Usuários incentivados a converter as suas BUSD
De acordo com a exchange, o primeiro passo envolverá a descontinuidade de vários pares de BUSD. Nessa fase, a Binance vai remover nove pares de negociação de BUSD, incluindo HARD/BUSD, AMB/BUSD e IOST/BUSD. Essa fase deve durar uma semana, entre os dias 1 e 7 de Setembro.
A princípio, os usuários não poderão negociar esses pares no mercado de margem nem obter empréstimos. Em seguida, a exchange vai cancelar todas as ordens que estiverem pendentes nesses pares. Por fim, a Binance vai descontinuar os pares de vez.
Entretanto, os usuários não perderão o seu dinheiro, mas precisarão migrar para outras stablecoins. Nesse sentido, a Binance pediu aos usuários que convertessem as suas BUSD em FDUSD na proporção de um para um.
Além disso, acrescentou a Binance, os usuários também podem converter os seus saldos BUSD para outras stablecoins suportadas na exchange.
LEIA TAMBÉM
Binance Anuncia Remoção de 10 Pares de Criptomoedas
Binance Pondera Deixar a Rússia
Banco Central da Nigéria Processado por Dolarização da Economia