Antes de começarmos a falar sobre a OpenSea, é necessário entendermos os conceitos que a envolvem. Falemos então de Token não Fungível (NFTs), que é uma moeda digital intercambiável que pode ser negociado em exchanges ou mercado específicos.
Diferente do Bitcoin que é um token fungível (o que significa que um Bitcoin é sempre igual a qualquer outro Bitcoin), os NFTs são únicos e representam um bem digital também único.
Colecionadores, artistas, investidores e comerciantes de NFTs geralmente negoceiam em mercados seguros, para garantir a posse e originalidade de um objecto digital. E é aqui onde entra a OpenSea.
O que é e como funciona a OpenSea?
A OpenSea é considerado o primeiro e maior mercado de negociação de NFT do mundo, que foi criado em 2017 por Alex Atallah e Devin Finzer, em Nova York, para Impulsionar os utilizadores a usar e valorizar os objectos digitais.
O mercado permite que, após a criação de NFTs, os utilizadores possam transferi-lo, vendê-lo ou procurar outros como ele, bem como coletar informações dos NFTs guardados nas blockchain onde são criados e visualizar o seu histórico de propriedade.
Além de permitir negociar, vender ou comprar diferentes tipos de obras digitais, a OpenSea permite igualmente aos utilizadores obter insights sobre o mercado NFT ou descobrir novos projectos .
A OpenSea usa tecnologia de contracto inteligente para comprar e vender NFTs exclusivos, permitindo que os utilizadores garantam a custódia de sua coleção de NFT na plataforma.
Ela também fornece segurança para o criador. A plataforma usa os padrões ERC721 e ERC1155 para verificar se os coletores de NFT possuem os ativos que listam no mercado.
Como usar
A OpenSea oferece uma interface de usuário intuitiva e amigável para iniciantes, o que facilita o uso e a navegação. A plataforma usa a blockchain Ethereum.
Para comprar ou vender NFTs, o utilizador precisará de adicionar uma carteira de criptomoeda, como a MetaMask, Coinbase, TrustWallet e Coinbase. Para comprar ou vender NFTs, e conecta-la à OpenSea.
Quais blockchain são usadas na OpenSea?
Outro aspecto positivo do OpenSea é ser multi-crypto e multi-chain, o que significa que é possível precificar os itens em qualquer criptomoeda que se desejar e em mais de uma blockchain.
O maior mercado de tokens não Fungível suporta as seguintes blockchain:
- Ethereum
- Solana
- Klatyn
- Polygon
Inicialmente, a OpenSea apenas funciona com a blockchain da Ethereum. A expansão para outras redes blockchain como Tezos, Klaytn e Flow pode trazer, nos próximos meses, novos utilizadores a plataforma.
O mercado NFT é relativamente novo em comparação com as finanças descentralizadas e outros setores dentro das criptomoedas. A OpenSea inpulsionou bastante o seu crescimento, oferecendo facilidade para criar objectos digitais, como peças de arte, música, nomes de domínio, mundos virtuais, cartões comerciais, colecionáveis, ativos esportivos e NFTs utilitários, como passes de associação.
LEIA TAMBÉM
Solana Subiu 5% Desde que a FTX foi Autorizada a Vender US$ 1 Bilhão em SOL
O que é Magic Eden?- Como Usar, Volume, MagicDAO e Tudo Sobre o Mercado e NFTs