Do Kwon é um tecnologo sul-coreano de 31 anos, formado em Ciências da Computação, pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 2015. Como engenheiro de software, trabalhou na Microsoft e na Apple, até fundar a Anyfi, uma empresa de tecnologia dedicada ao desenvolvimento de alternativas de conectividade.
No entanto, o engenheiro tornou-se conhecido mundialmente em 2018, quando lançou a Terra Labs, uma startup sediada em Singapura, desenvolvida com o objetivo de construir sistemas de pagamento baseados em tecnologia blockchain.
Na altura, o engenheiro anunciou publicamente que estava a criar um “sistema financeiro moderno” que os usuários poderiam utilizar sem precisar recorrer aos bancos tradicionais ou qualquer outro tipo de agente intermediário.
Do Kwon cria as criptomoedas gêmeas
Com todo o seu sucesso, Do Kwon lançou a criptomoeda Luna no mercado em 2018. Dois anos depois, criou a terra, uma moeda digital que pertence à categoria de “stablecoin”, ou moedas estáveis.
Ambas as criptomoedas têm uma fórmula matemática própria criada na Terra Labs, na qual o valor de uma depende da outra. Por isso, elas são conhecidas como “moedas gêmeas”.
A terra é uma “stablecoin algorítmica” que, por meio de cálculos complexos, precisa sempre se manter vinculada a um activo financeiro tradicional, no caso, no dólar.
A chegada dos fãs “lunáticos”
O projecto conquistou grandes empresas, como a Binance, que acreditavam e apiovam Do Kwon. A empresa dele levantou bilhões de dólares de grandes investidores de capital de risco para financiar os projetos.
O alcance do projecto foi mais longe e Do Kwon rapidamente ganhou a confiança de um seleto grupo de investidores que eram chamados de “lunáticos” (em alusão ao nome da Luna).
Em pouco tempo, ele ganhou prestígio nos mercados e convenceu muitas pessoas. Entre os que acreditavam mo projecto estava Mike Novogratz, CEO da Galaxy Digital, que anunciou o seu apoio fazendo uma tatuagem em alusão à Luna.
De gênio a procurado
Do Kwon se tornou um dos nomes mais prestigiados do criptomercado. A sorte do engenheiro começou a mudar quando, em. Maio de 2022, a Luna teve queda de 99% em 72 horas, zerando os investimentos de milhares de pessoas.
A falência gerou perdas de US$ 40 bilhões, abalando todo o mercado. A queda da exchange fez o engenheiro sair do status de2 aclamado para ser considerado um fugitivo em 195 países. A vida de Do Kwon mudou drasticamente nos últimos meses, desde que o valor das criptomoedas desenvolvidas por ele zeraram.
Acusado de fraude na Coreia do Sul, Do Kwon teve um mandado de prisão emitido em seu nome. Actualmente ele responde acusações de fraude feita pelos investidores, que alegaram que as moedas continham algoritmos defeituosos.
Do Kwon foi procurado por autoridades internacionais, que emitiram o pedido para que seu passaporte fosse cancelado. Do Kwon foi preso em Podgorica, em Montenegro, por tentar voar para Dubai usando documentos de viagem falsificados da Costa Rica, segundo um comunicado do Ministério do Interior de Montenegro.
LEIA TAMBÉM
10 melhores Maquinas de Mineração de Bitcoin
O Tweet Recente de Elon Musk Desencadeia Reações do Exército XRP