De acordo com um jornal local, o Ministério da Energia da Rússia, o Ministério do Desenvolvimento Digital e o Serviço Fiscal Federal compilaram um “registro” que foi enviado para regiões com maior atividade de mineração.
Um funcionário do Ministério das Finanças, Ivan Chebeskov, afirmou que, apesar de certas leis terem sido adotadas, apenas 30% dos mineiros assinaram o registro oficial do Serviço Fiscal Federal desde o final de 2024.
Um passo à frente na regulamentação
O jornal local RIA Novosti informou que o país está a trabalhar ativamente no desenvolvimento de uma legislação mais rigorosa para reduzir o uso indevido da rede elétrica do país.
A estrutura introduzida anteriormente exige que indivíduos e empresas interessadas em mineração se registrem no Serviço Tributário Federal. Os cidadãos podem minerar até 6.000 kWh por mês sem status de empreendedor, mas devem se registrar como tal caso excedam o limite.
Em entrevista ao jornal, Petr Konyushenko, vice-ministro da Energia, observou que este é um passo na direção certa para a tributação e a legalização (traduzido para o inglês pelo Google):
A criação desse cadastro permitirá a identificação precisa dos consumidores que utilizam eletricidade para fins de mineração. Isso é necessário para a aplicação de regulamentação e tributação especiais a eles.
Duas leis foram assinadas por Putin no final de 2024, uma das quais define termos-chave, como mineração e pools, e impõe requisitos de registro e relatórios para empresas. Ela também proíbe estrangeiros de minerar na Rússia, ao mesmo tempo em que concede ao governo o direito de restringir a mineração em áreas específicas.
A segunda lei define as regras que regem a circulação de moedas digitais e estabelece regulamentações para as atividades de mineração . Apesar de essas legislações terem sido sancionadas, nenhuma regulamentação clara foi introduzida, de acordo com o analista-chefe da corretora local BestChange, Nikita Zuborev:
“A legalização total da mineração ainda não ocorreu. Em vez disso, pode-se dizer que algumas normas foram estabelecidas por lei que simplificam o controle sobre a mineração industrial.”
Cenário regulatório atual na Rússia
Devido ao conflito com a Ucrânia, que começou no início de 2022, o país vem enfrentando severas sanções da União Europeia. Como consequência, algumas exchanges conhecidas, como a Deribit, tiveram que interromper a prestação de seus serviços a cidadãos, a menos que certos requisitos específicos fossem atendidos.
Alguns desses requisitos incluem cidadãos russos com dupla cidadania de outros países do EEE, Suíça ou indivíduos que residam permanentemente em qualquer uma dessas regiões. Empresas locais estavam completamente isentas de usar a bolsa.
Uma proibição também foi aplicada durante os meses de inverno, restringindo a mineração em diversas regiões para evitar apagões. Essas restrições variam entre as áreas controladas pela Rússia e pela Ucrânia e têm prazos diferentes, desde março deste ano até março de 2031. Algumas também permanecerão anuais.
A empresa de energia russa PAO Rosseti começou a explorar a hospedagem de infraestrutura de mineração utilizando a energia ociosa do país. Embora a mineração de criptomoedas seja considerada legal, a negociação delas permanece ilegal até o momento.