O índice do dólar americano (DXY) tem apresentado queda nos últimos quatro meses, registrando a maior queda em anos. Como tais movimentos têm sido historicamente correlacionados ao crescimento positivo de ativos de risco, o bitcoin (BTC) pode estar a se preparar para um forte rompimento.
De acordo com um relatório da plataforma de análise de mercado CryptoQuant, a correlação entre um DXY fraco e um BTC forte surgiu diversas vezes no passado.
DXY ainda em queda
Com a dívida dos EUA atingindo uma nova máxima histórica (ATH), o DXY caiu para um nível historicamente fraco. A métrica está a ser negociada atualmente em torno de 6,5 pontos abaixo da sua média móvel de 200 dias. Isso marca o seu desvio mais significativo nos últimos 21 anos.
O analista da CryptoQuant, Darkfost, afirmou que tais quedas no DXY , embora inicialmente alarmantes, tendem a beneficiar ativos de risco como o BTC. Tais períodos são, em sua maioria, favoráveis ??à criptomoeda principal. Eles também sinalizam fases iniciais de alta e períodos de euforia, à medida que o mercado observa um influxo de liquidez. Isso ocorre porque o dólar perde seu apelo de porto seguro e os investidores começam a recorrer a ativos de risco.
“Essa é uma correlação bem conhecida nas finanças tradicionais. À medida que o dólar enfraquece e perde seu apelo de refúgio, os investidores reavaliam suas alocações de portfólio e transferem capital para classes de ativos alternativas”, afirmou.