As discussões sobre tokens não fungíveis (NFTs) estão a aquecer novamente. Desta vez, a conversa é alimentada pelo interesse renovado em projetos como o Pudgy Penguins (PENGU) e pelo aumento do preço do token associado.
O mercado de NFTs tem passado por um momento difícil desde o boom de 2021. Os volumes de negociação caíram drasticamente, as coleções perderam força e as críticas constantes lançaram uma sombra sobre o setor.
Um dos críticos mais veementes é o cofundador da Solana (SOL), Anatoly Yakovenko, que chamou NFTs e moedas meme(memecoins) de “declive digital”. Em outras palavras, ativos sem valor real. A ironia é que a Solana continua a ser uma rede dominante para moedas meme , e grande parte da receita do protocolo ainda vem delas.
Então, os NFTs são realmente inúteis? Ou ainda existe um potencial inexplorado por trás das manchetes?
“É uma questão de pertencimento”: defensores do NFT reagem
Matas ?epulis, fundador e CEO da LuvKaizen, argumenta que os NFTs estão longe de morrer. Ele acredita que eles exploram dinâmicas emocionais e sociais poderosas. Projetos como Pudgy Penguins, afirma ele, estão a provar que o espaço está a evoluir:
É principalmente uma comunidade de culto e um sentimento de pertencimento a algo. As melhores comunidades de NFT são incrivelmente solidárias e prestativas. Todas vieram com o mesmo propósito e apoiam umas às outras em seu crescimento. Elas até ajudam a construir o projeto e se tornam parte da equipe.
De acordo com dados do NFTPulse , o número de usuários ativos de NFT em blockchains quase dobrou desde o início de Julho. Embora a Solana tenha liderado o grupo inicialmente, a Base agora responde por mais de 50% da atividade total.
O Ethereum (ETH) também viu um impulso renovado. Desde junho, ultrapassou Solana em número de usuários de NFT, possivelmente devido aos Pudgy Penguins rodando no Abstract, um Ethereum de camada 2.

?epulis também vê utilidade real para os NFTs além da especulação. Ele aponta para casos de uso crescentes em jogos, arte e marketing:
Claro, há um propósito. Nos jogos, você pode transferir ativos facilmente. A arte também se tornou fracionada e digital. Ainda não exploramos todo o potencial dos NFTs, mas eles já atendem usuários casuais de muitas maneiras.
Quanto ao crescimento a longo prazo, ele vê sinais de progresso real. A Pudgy Penguins , por exemplo, conseguiu transformar NFTs em um negócio de verdade:
Tudo se resume à adoção. A Pudgy Penguins é um ótimo exemplo. Luca, o fundador, está a trazer os NFTs para o mundo e mostrando novas maneiras de monetizar e aprimorar o setor passo a passo.
Mesmo quando o mercado trata os NFTs como uma piada, ?epulis diz que eles desempenham um papel importante na integração:
Aumenta a cada dia. Os NFTs são a principal compra e a melhor piada de todos os ciclos das criptomoedas. Mas há pessoas construindo, independentemente da especulação do mercado. Na minha visão, nosso futuro é tokenizado e estamos aqui para torná-lo realidade.