A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) está a lançar uma Força-Tarefa Transfronteiriça para investigar esquemas de fraude baseados no exterior, anunciou a agência na sexta-feira.
SEC anuncia importante força-tarefa de criptomoedas
De acordo com um comunicado de imprensa no dia 5 de setembro do regulador federal, a Força-Tarefa Transfronteiriça se concentrará em fraudes e manipulações de mercado conduzidas por entidades fora dos EUA, incluindo esquemas de “pump-and-dump” e “ramp-and-dump”.
A força-tarefa também intensificará seus esforços de fiscalização contra os “guardiões” que auxiliam essas organizações a acessar os mercados de capitais dos EUA, especialmente no que diz respeito a subscritores e auditores.
Por fim, a Força-Tarefa Transfronteiriça examinará onde o controle governamental e outros fatores relacionados a empresas em jurisdições estrangeiras desempenham um papel nas violações da lei de valores mobiliários .
“Acolhemos empresas de todo o mundo que buscam acesso aos mercados de capitais dos EUA”, disse o presidente da SEC, Paul S. Atkins. “Mas não toleraremos agentes mal-intencionados sejam empresas, intermediários, guardiões ou operadores exploradores que tentem usar fronteiras internacionais para frustrar e driblar as proteções dos investidores americanos.”
“Esta nova força-tarefa consolidará os esforços investigativos da SEC e permitirá que a SEC use todas as ferramentas disponíveis para combater fraudes transnacionais”, acrescentou Atkins.
SEC e CFTC se unem para mesa redonda conjunta
As notícias da mais recente força-tarefa da SEC chegam no mesmo dia em que o regulador federal anunciou uma mesa redonda conjunta com a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) para o final de setembro.
As duas agências devem sediar a mesa redonda conjunta em 29 de setembro para discutir “prioridades de harmonização regulatória”.
“É um novo dia na SEC e na CFTC, e hoje iniciamos uma jornada muito esperada para fornecer aos mercados a clareza que eles merecem”, disseram o presidente da SEC, Atkins, e a presidente em exercício da CFTC, Caroline D. Pham, em um comunicado.
“Ao trabalhar em conjunto, nossas duas agências podem aproveitar a estrutura regulatória única do nosso país como uma fonte de força para os participantes do mercado, investidores e todos os americanos”,