A dificuldade de mineração do Bitcoin atingiu novamente um novo recorde histórico. Desta vez, ultrapassou 136 trilhões, indicando um aumento na atividade entre os mineradores.
De acordo com dados on-chain da plataforma de análise de blockchain CryptoQuant, a dificuldade de mineração da rede vem aumentando constantemente desde os meados de julho.
Aumento da dificuldade de mineração
A dificuldade de mineração do Bitcoin mede a dificuldade dos mineradores em resolver quebra-cabeças criptográficos e validar novos blocos. O objetivo é concluir a criação de blocos de Bitcoin em aproximadamente 10 minutos, proteger a rede descentralizada e garantir a criação sustentável de novas moedas BTC.
No entanto, a dificuldade de mineração aumenta quando os blocos são minerados muito rapidamente. Por outro lado, diminui quando os blocos são minerados muito lentamente. Esse ajuste ocorre a cada 2.016 blocos, que geralmente são concluídos em duas semanas.
De acordo com o gráfico abaixo, a última vez que a dificuldade de mineração da rede Bitcoin diminuiu foi em 10 de julho, quando caiu para aproximadamente 116,95 trilhões. Desde então, a dificuldade tem crescido.
Competição na mineração de Bitcoin esquenta
O pico mais recente observado no gráfico de dificuldade do Bitcoin indica que mais mineradores aderiram à onda com equipamentos de mineração avançados. Dessa forma, eles têm a chance de ganhar mais BTC com suas operações de mineração.
O registro de hashrate do blockchain mostra um aumento na atividade dos mineradores. Para contextualizar, o hashrate do Bitcoin se refere ao poder computacional que os mineradores usam para processar transações. Os dados atuais da CryptoQuant mostram um hashrate de 1,041 trilhão nas últimas 24 horas. Notavelmente, este é o valor mais alto que o hashrate atingiu desde 29 de agosto.
Nos últimos meses, diversas mineradoras de Bitcoin voltaram sua atenção para a rede Ethereum. Com a entrada de novos participantes no ecossistema de mineração de Bitcoin , o histórico atual mostra que mais mineradores estão a se juntar ao ecossistema.
À medida que a rede Bitcoin experimenta um aumento substancial na dificuldade de mineração, seu preço também registra um leve aumento.