A Circle, emissora da stablecoin USDC, lançou a rede de testes pública para sua rede blockchain focada em pagamentos. A empresa anunciou na terça-feira que mais de 100 instituições, incluindo Visa, HSBC, BlackRock e a empresa de IA Anthropic, já estão a participar da fase de testes. A rede de testes permitirá que desenvolvedores, instituições financeiras e empresas implantem, testem e criem aplicativos no Arc, que a Circle chama de “sistema operacional econômico” para a internet.
Revelada em agosto como uma rede aberta de Camada 1, a Arc foi projetada para dar suporte a desenvolvedores e empresas que buscam trazer atividades financeiras do mundo real para a blockchain. A Circle afirmou que o objetivo da blockchain é facilitar a atividade econômica escalável e globalmente distribuída entre fronteiras. A empresa descreveu a Arc como um sistema capaz de conectar todos os mercados locais à economia digital global.
Elenco repleto de estrelas
De acordo com o comunicado oficial à imprensa, o ecossistema inicial já inclui organizações de grandes regiões, como Américas, Ásia, Europa, África e Oriente Médio. Os participantes da rede de testes gerenciam coletivamente trilhões de dólares em ativos e facilitam bilhões de transações diariamente.
A Circle visa posicionar a Arc como uma base para emissores de stablecoins e ativos tokenizados, como ações, crédito e fundos do mercado monetário. A empresa também planeja usar stablecoins como tokens de gás na Arc e construir infraestrutura nativa para swaps de stablecoins e liquidez cambial.
Emissores de stablecoins de diversas regiões já estão a aderir à rede de testes, incluindo Forte Securities (AUDF na Austrália), Avenia (BRLA no Brasil), JPYC Inc. (JPYC no Japão), BDACS (KRW1 na Coreia), Juno (MXNB no México), Coins.PH (PHPC nas Filipinas) e Stablecorp (QCAD no Canadá). A Circle acrescentou que está em negociações com outros emissores de stablecoins lastreadas em dólar, euro e outras moedas fiduciárias para expandir a rede da Arc.
A testnet também está a atrair o interesse de plataformas de desenvolvedores e provedores de infraestrutura de blockchain. Entre os participantes estão Alchemy, Chainlink, LayerZero e thirdweb, além de protocolos cross-chain como Across, Stargate e Wormhole. Parceiros de carteira e infraestrutura incluem MetaMask, Fireblocks, Ledger, QuickNode e Blockdaemon, que estão ajudando a tornar o Arc acessível a usuários institucionais e varejistas.
Os principais participantes do mercado de finanças descentralizadas também estão a testar as capacidades do Arc. Protocolos como Uniswap Labs, Aave, Curve e Euler Finance estão integrando ferramentas de liquidez e empréstimo, enquanto exchanges centralizadas, incluindo Coinbase, Kraken e Robinhood, estão a explorar a conectividade. A empresa afirmou que formadores de mercado como GSR, Wintermute, Galaxy Digital e Cumberland também estão a contribuindor com o suporte de liquidez.
Além da negociação de ativos digitais, a Circle está a se envolver com empresas globais de pagamentos e fintechs para expandir os casos de uso reais da Arc. Empresas como Mastercard, Visa, WorldPay, Brex, Nuvei e Amazon Web Services participam da fase de testes. Empresas do mercado de capitais, como Apollo, BNY Mellon, Bolsa de Valores de Nova York e State Street, também estão envolvidas.
Os bancos e gestores de ativos participantes incluem Deutsche Bank, HSBC, Goldman Sachs, Standard Chartered, Invesco e BlackRock.
