O Banco Nacional da Geórgia lançará projectos pilotos para estudar possibilidades de emitir a sua própria moeda digital (CBDC), informou o regulador do banco, nesta quarta-feira, 5 de Maio.
A moeda denominada “GEL Digital“, está a ser projectada para aprimorar o sistema de pagamentos e estimular o sistema financeiro da Geórgia. Com o projecto, o país espera conseguir mais investidores público-privadas interessados na criptoeconomia.
No seu anúncio, o banco não mencionou que tecnologia utilizará. No entanto, deseja obter os mesmo benefícios de outros projectos CBDC:
- Inovar e aprimorar a qualidade serviços financeiros.
- Estimular a inclusão financeira.
- Facilitar a adesão da população sem conta bancária.
A nova moeda seguirá os padrões de emissão de CBDC definido pelo BIS.
BANK for International Settlements
Ou Bis, é uma instituição autônoma da Suíça, responsável por garantir a estabilidade económica, ajuda no controlo do poder de compra da moeda e a regulação do sistema financeiro mundial.
A instituição estabelece também os parâmetros que controlam o desenvolvimento dos bancos públicos e privados em todo mundo.
Segundo o BIS, 60% dos bancos centrais em quase todo mundo realizam pesquisas sobre as moedas digitais.
Um banco central precisa de autoridade legal para emitir uma CBDC, e em 2019 o BIS garantiu apoio aos bancos centrais que decidissem emitir os seus próprios activos digitais.