O China E-mail relatou nesta terça-feira, 11 de maio, que os investimentos de expansão e financiamento do yuan digital têm sido baixos desde 2020.
O veículo aponta a pandemia da Covid-19 como a razão do baixo ritmo de investimentos, uma vez que o cenário epidêmico atingiu o país e devastou a sua economia no início de 2020.
Os dados divulgados pelo China E-mail, foram disponibilizados pela Agência de Desenvolvimento da Indústria de Informação Electrónica da China (CCID, na sigla em inglês).
Em 2019, o presidente chinês, Xi Jinping, considerou a tecnologia blockchain como um avanço importante, e garantiu que a China não deixaria escapar a oportunidade para adoptá-la.
De seguida houve um grande aumento no investimento de startups de blockchain. Grandes empresas de tecnologia e de diferentes sectores juntaram-se na corrida.
A agência (CCID) divulgou também que o crescimento dos negócios baseados em blockchain está concentrado nos principais centros tecnológico do país, tais como Pequim, Shenzhen, Xangai,Yangtze e regiões do Delta do Rio das Pérolas, isto é, Guangdong e Hunan.
De acordo os dados fornecidos, nos anos anteriores registou-se 751 grandes eventos de investimento e financiamento em blockchain, principalmente em 2019. A China também teve um total de 1.384 empresas específicas de blockchain.
Entretanto, a indústria de blockchain também acumulou mais de 865 incidentes de investimentos e financiamentos. Tanto que as empresas chinesas fizeram apenas um total combinado de 114 destes investimentos em 2020.
Os projectos pilotos
O Banco Popular da China, instalou vários testes pilotos para preparar o lançamento do yuan digital, pois tenciona lançá-lo na véspera dos Jogos Olímpicos de Inverno do próximo ano.
Mas, recentemente um relatório concluiu que os projectos pilotos do yuan digital na China têm sido rejeitados e, portanto, não têm respondido às expectativas do governo.
O relatório foi realizado e divulgado pela Bloomberg, um meio de comunicação digital, sob forma de entrevistas no hotspot.
No relatório, a Bloomberg observou também que os entrevistados mostraram-se desenteressados em mudar as suas formas tradicionais de pagamentos.
O governo chinês pretende distribuir amplamente a moeda para fins domésticos. No entanto, não será possivel se a população continuar a rejeitar a moeda digital.
LEIA TAMBÉM
Músicas Não Disponibilizadas de XXXTentacion São Lançadas em Uma Colecção NFT
Dogecoin Já Pode Ser Utilizada Para Comprar Apartamentos em Portugal