A Samsung melhorou a utilidade da sua carteira de criptomoedas introduzida inicialmente na versão Galaxy S10 há dois anos. Com a actualização, o aplicativo poderá ser vinculado à carteiras de hardware como Ledger Nano S e Ledger Nano X.
A nova funcionalidade facilita a transferência de criptomoedas das carteiras frias (cold wallets) para aplicativos móveis. Segundo a empresa, o objectivo é exactamente facilitar o acesso às criptomoedas e às transacções.
Em comunicado, a empresa sul-coreana realçou a facilidade que a nova actualização proporcionará aos usuários:
A actualização facilita o acesso às transacções, permitindo a importação de activos virtuais armazenados em carteiras frias selecionadas para a carteira Samsung Blockchain.
De a acordo com a empresa, os telemóveis Galaxy com o sistema Android 9.0 ou superior suportarão a nova actualização, apesar da disponibilidade poder variar conforme o modelo.
A empresa esclareceu também que o suporte às carteiras de hardware de terceiros também varia conforme o modelo, e por conta disto os recursos Bluetooth do Ledger Nano X podem apresentar limitações quando conectados à carteira.
Breve retrospectiva sobre a introdução da carteira de criptomoedas às versões Galaxy
Em 2019, a Samsung anunciou a integração de uma plataforma segura nos telemóveis Galaxy S10, a partir da qual os usuários de criptomoedas poderiam guardar e gerir e as suas criptomoedas.
Na altura, a empresa sul-coreana garantiu que chaves privadas utilizadas para autorizar as transacções são criptografadas e guardadas numa área isolada do sistema operacional principal e de todos os outros aplicativos.
O isolamento das chaves privadas, segundo a Samsung, determinaria que os dados da carteira Samsung Blockchain Keystore só pudessem ser acessados após a verificação por PIN ou impressão digital
Acrescentado a estes complexo sistema de segurança, a empresa disse também que os dados da cateira Samsung Blockchain Keystore seriam protegidos pelo software de segurança Knox.
Como configurar a carteira Samsung Blockchain?
Na Samsung Blockchain, o armazenamento da chaves pode ser encontrado em Configurações -> Biometria -> segurança.
Após configurar a carteira, o usuário é convidado a criar uma nova carteira criptografada ou vincular uma carteira já existente.
O caro leitor pode também seguir as instruções directamente no site da Samsung clicando neste link.
Sobre a carteira Samsung Blockchain
A Carteira Samsung Blockchain oferece suporte à várias criptomoedas, incluindo Bitcoin, Ethereum, tokens ERC, Tron, e tokens TRC.
A carteira também permite que os usuários explorem aplicativos descentralizados (dapps) usando a tecnologia blockchain para autenticar a troca de criptomoedas.