O Bitcoin e as restantes criptomoedas do mercado registaram quedas generalizadas ontem, 19 de Maio, antes de uma pequena recuperação nas últimas horas.
Por ser o maior criptoactivo do mundo, o Bitcoin tornou-se o centro das atenções, e o Twitter é invadido minuto a minuto por opiniões diversificadas sobre o cenário actual da moeda.
Acredita-se que o motivo da queda geral das criptomoedas, sejam as críticas, principalmente vindas de Elon Musk, sobre o consumo de energia do Bitcoin e a nova postura anti-Bitcoin da China.
Os Cépticos
O corrente quadro do BTC, proporcionou aos seus críticos um sentimento de satisfação ao vê-lo a cair por até 30.000 dólares.
Peter Schiff, conhecido como crítico antigo do Bitcoin, afirmou no seu tweet que a posição actual comprova que a moeda não é um porto seguro nem uma protecção contra a inflação.
Schiff declarou que as acções do Bitcoin caiem por não ser uma moeda real. Sendo apenas um token digital totalmente especulativo que negocia com outros activos de alto risco.
Today should finally settle the debate. #Bitcoin is not a safe-haven, #inflation hedge, or store of value asset similar to #gold. It’s a highly speculative digital token that trades with other high-risk assets. That’s why its tanking today with stocks and not rising with gold.
— Peter Schiff (@PeterSchiff) May 19, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
Paul Krugman, economista americano, publicou no seu perfil do Twitter que o BTC, além de não ser inovador, não é um meio de troca justo, não serve como reserva estável ou uma unidade de conta.
O economista acredita que o activo digital terá o seu fim dentro em breve. E que permanece até agora apenas por parecer tecnologicamente sofisticado.
Its value rests on the perception that it’s a technologically sophisticated way to protect yourself from the inevitable collapse of fiat money, which is coming one of these days, or maybe one of these centuries. Or, as I say, libertarian derp plus technobabble 3/
— Paul Krugman (@paulkrugman) May 19, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
Outra personalidade conhecida por desdenhar o Bitcoin, Nouriel Roubini, advertiu no seu perfil do Twitter que investidores institucionais deveriam ser demitidos por depositar recursos na moeda:
Os investidores institucionais suficientemente imprudentes que empreendessem em um pseudo-ativo tão arriscado e volátil, sem valor intrínseco, deveriam ser demitidos na hora.
Escreveu, Nouriel Roubini no seu Twitter.
Bitcoin falls more than 40% from its peak in less than one month. Which institutional investors are reckless enough to invest in such a risky and volatile pseudo-asset with no intrinsic value? They should be fired on the spot if undertaking such a reckless speculative gamble!
— Nouriel Roubini (@Nouriel) May 19, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
A Queda
O bitcoin ontem atingiu o preço de 30.00dólares, o valor mais baixo nos últimos 7 dias. O que significou a continuação da liquidação nos mercados das criptomoedas que já decorre há uma semana.
Nessa onda, o BTC teve baixa de 40% na última semana e 8,54% nas últimas 24 horas. Actualmente é negociado a US$ 39.980,26 por unidade, segundo o CoinMarketCap.
O Ethereum (ETH) caiu cerca de 22%, sendo negociado a $ 2.620,97. As outras criptomoedas também registaram quedas superiores a 20%, como Binance Coin (BNB), Dogecoin (DOGE), XRP, Polkadot (DOT), Bitcoin Cash (BCH) e Litecoin (LTC).
LEIA TAMBÉM
Bitcoin Sofre Queda e Quase Chega aos US $ 30 Mil
Cardano Lança Conversor de Criptomoedas Para Activos Baseados em Ethereum