O regulador de publicidades do Reino Unido baniu uma campanha publicitária de Bitcoin (BTC) exposta na rede de metrô e autocarros de Londres pela Bolsa de criptomoedas Luno.
Segundo o regulador de publicidade do Reino Unido, o anúncio feito nas redes de metrô e autocarros é enganoso e irresponsável.
O anúncio “Hora de Comprar Bitcoin“ continha a imagem de Bitcoin e diziam o seguinte “se você está vendo Bitcoin no metrô ou no autocarro, é hora de comprar”. O anúncio foi colocado nos metrôs e autocarros em fevereiro deste ano.
O regulador e as reclamações dos Anúncios sobre BTC.
O regulador de publicidade alegou que recebeu várias reclamações, dentre as quais as dos reclamantes que defendem que o anúncio não representava riscos de investimento.
No entanto, outros reclamantes afirmavam que o anúncio era enganoso e tirava proveito da inexperiência dos consumidores.
Aparentemente, o anúncio era percebido como uma referência para comprar Bitcoin como investimento seguro.
O regulador de publicidade afirmou:
O anúncio apareceu nas redes de metrô e autocarros de Londres (…) portanto, foi visto por consumidores que não tinham amplo conhecimento financeiro.
Eles esperavam que a exchange de Bitcoin fosse regulamentada com proteção legal em vigor para actividades de investimento.
A posse de criptomoedas no Reino Unido não permite adquirir serviços como o Serviço de Compensação Financeira e alguns outros. Pois, nem a Luno nem o mercado de BTC em geral são regulamentados no reino.
Segundo o regulador de publicidade do Reino Unido, o anúncio mostrava que o investimento em Bitcoin por meio do Luno é directo e fácil:
A simplicidade da declaração dava a perceber que o investimento em Bitcoin é simples e acessível. Porém, o investimento em Bitcoin é complexo, volátil e poderia expor o investidor à perdas.
E como o público alvo no geral era provavelmente inesperiente, a publicidade violava o código.
A Luno, proprietária do anúncio, disse que os seus futuros anúncios apresentariam um aviso de risco apropriado.
LEIA TAMBÉM
Prefeito de Maimi Acredita Que Bitcoin é o Futuro da Cidade