Shaktikanta Das, governador do banco central da India, afirmou que o banco continua apreensivo com relação as criptomoedas, embora tenha anulado recentemente uma circular que proibia qualquer envolvimento dos demais bancos com as criptomoedas.
Não há mudança na posição do RBI. O banco central ainda tem grandes preocupações relacionadas às criptomoedas.
disse o governador Shaktikanta Das em uma entrevista colectiva online.
Conforme relatado pela Bloomberg, o RBI (sigla em inglês do banco central da Índia) tem um vasto histórico de oposição contra as criptomoedas, por alegadamente causar instabilidade financeira e facilitar a lavagem de dinheiro.
O regulador financeiro proibiu em 2018 os bancos e outras entidades de apoiar transações em criptomoedas, mas a Suprema Corte anulou a proibição em março do ano passado.
No entanto, vários bancos ainda estão a utilizar esta proibição como o motivo para suspender qualquer ligação com criptomoedas.
Com relação a isso, o governador esclareceu dizendo:
Aquela circular sobre a proibição do envolvimento com criptomoedas já não é válida. Portanto, não é correcto referir-se a ela.
E, com relação aos investidores, Shaktikanta Das aconselhou cada investidor a traçar as suas próprias medidas e tomar decisões prudente e cuidadosamente.
As reações que surgiram depois da suspensão da circular do RBI não foram positivas
Segundo o site de notícias Decrypt, a decisão do RBI de anular a circular não foi bem recebida, tanto que algumas bolsas decidiram levar o banco ao Supremo Tribunal de Justiça da Índia.
Todavia, o fundador do simulador de negociação de Criptomoeda SuperStox, Zakhil Suresh, entrevista com o Decrypt disse o seguinte:
vários gerentes dos bancos disseram-me que não permitem transações com criptomoedas devido as suas políticas de conformidade interna e não por causa do RBI.
De acordo com o Bitcoin.com, o HDFC Bank, um banco privado da Índia, tem ameaçado, por meio de cartas, os seus clientes que fechará as contas devido a transações em criptomoedas.
No entanto, a mídia local informou que o banco parou as ameaças depois que o RBI esclareceu a sua posição.
De seguida, o banco divulgou também um relatório dizendo que é apenas uma questão de tempo para que os investidores indianos tenham acesso legal às criptomoedas.
LEIA TAMBÉM
Ex-Candidato Presidencial dos Estados Unidos, Ron Paul, Deseja que o Bitcoin Seja Legalizado
The9 Pretende Comprar as Instalações de Mineração da MontCrypto no Canadá