O Danske Bank, maior banco da Dinamarca, publicou nesta semana um artigo esclarecendo a sua posição sobre negociação e investimentos em criptomoedas.
No artigo, o banco começou por reconhecer o valor da tecnologia blockchain e das criptomoedas expondo:
As criptomoedas representam uma inovação digital significativa em serviços financeiros e reconhecemos que existe um mercado global significativo para criptomoedas e que muitos clientes consideram interessantes.
Ao mesmo tempo, observamos grandes potências na tecnologia Blockhain sobre a qual se baseiam as criptomoedas, acrescentou.
Motivos que influenciam a não negociação de criptomoeda, segundo o Danske Bank.
Naturalmente, Danske Bank explicou os motivos que lhe levam a não lidar com criptomoedas ou instrumentos financeiros baseados em criptomoedas nas plataformas de negociação do banco.
Os factos são, nomeadamente:
- O mercado de criptomoedas nem sempre é suficientemente transparente, o que pode dificultar o cumprimento das nossas leis de combater o crime financeiro e a lavagem de dinheiro;
- O preço das criptomoedas é opaco e altamente flutuante;
- As transferências com certas criptomoedas requerem grandes capacidade de computação que consomem muita energia.
Todos os factos não estão de acordo com a combinação do banco de promover o desenvolvimento sustentável junto com os seus clientes.
No entanto, o banco afirma que revisará a sua postura em relação as criptomoedas a medida que o mercado amadurece e for mais regulamentado.
Transacções com cartão de crédito e depósitos relacionados a criptomoedas
Referentemente às transacções com cartões de crédito e também aos depósitos relacionados às criptomoedas, o banco dinamarquês esclareceu o assunto dizendo:
Para os clientes que depositaram fundos provenientes de investimentos em criptomoedas, vamos dar o mesmo tratamento que os depósitos de fundos de outros tipos de investimento.
Quer dizer, o Danske Bank não bloqueará o uso de cartão de crédito emitido pela instituição, mas, os clientes devem seguir os procedimentos aplicáveis ao combate á lavagem de dinheiro e devem cumprir as leis aplicáveis.
LEIA TAMBÉM
Incerteza Regulatória e Lenta Adopção Impedem Desenvolvimento das Criptomoedas no Quênia
Tesla Poderá Aceitar Pagamentos em ADA, Afirma CEO da Cardano