O Banco de Compensações Internacionais (BIS) reconheceu que o desenvolvimento de moedas digitais do banco central (CBDCs) são importantes para a modernização das finanças de cada país e para garantir que as grandes empresas de tecnologia não controlem o dinheiro.
Em conformidade com um relatório, o banco estabeleceu recentemente algumas recomendações que ditam como as CBDC devem funcionar.
O BIS é uma instituição financeira internacional responsável por todos os bancos centrais. Actua como banco central dos outros bancos centrais e promove a cooperação monetária e financeira internacional.
Países com projectos avançados para a emissão de uma CBDC
Conforme relatado pela Reuters, o banco disse que a medida que o comércio online cresçe, cerca de 56 bancos centrais e autoridades monetárias em todo o mundo estão a elaborar projectos para digitalizar as suas moedas.
Segundo um relatório da PwC citado em abril pela Bloomberg, 70% dos bancos centrais do mundo não estão prontos ainda para lançar uma CBDC.
De acordo com uma publicação no Facebook no perfil da SandDollar, as Bahamas tornou-se o primeiro país a lançar oficialmente a sua moeda digital, apelidada como Sand Dollar.
As perspectivas são de que a China se torne o segundo país a lançar uma CBDC, visto que é país mais avançado nos projectos de emissão.
As autoridades chinesas, no começo do mês, distribuíram em Pequim 6,2 milhões de dólares em moedas digitais para testes da sua plataforma de pagamentos electrónicos.
Em Shenzhen os testes da moeda digital foram concluídos em outubro de 2020. Enquanto que na província de Chengdu, no sudoeste do país, a testagem ainda está em curso e foi distribuido cerca de 40 milhões de yuans digital.
LEIA TAMBÉM
Empresa Líder de Dispositivos de Mineração Suspende a Venda de Dispositivos Pontuais
Executivo do Facebook Considera Positiva a Repressão de Mineração de Bitcoin na China