Os bancos da África do Sul, liderados pela Absa, um grupo financeiro sul-africano, estão a impedir os clientes de comprar criptomoedas em exchange estrangeiras como a binance, com os seus cartões de crédito.
Quando os clientes tentaram comprar criptomoedas na Binance recebem da Absa a seguinte mensagem:
Absa: bloqueio temporário habilitado para compras online no cartão de crédito terminando em ** 0000. Você pode desactivá-lo através do Absa Online, do Banking App ou ligando para o número no verso do seu cartão para obter ajuda. Auth FSP / NCRCP7.
“isso é apenas parcialmente verdade”
Segundo o MyBroadband, site que divulgou a notícia, os porta-vozes do Absa e da Binance disseram que isso é apenas parcialmente verdade.
O contact center do Absa informou que o bloqueio entrou em vigor na sexta-feira, mas ao tentar resolver o bloqueio, os clientes receberam uma informação que dizia que o bloqueio não está em vigor.
Também informou aos clientes que as transações com o Binance foram bloqueadas por não estarem devidamente regulamentadas.
De acordo com os regulamentos de controlo de câmbio do país, a compra de criptomoedas com cartões de débito e crédito não é permitida na África do Sul.
Disse o porta-voz do Absa
No entanto, a Binance afirma ser totalmente compatível com todos os regulamentos actuais do país. O bloqueio às transações dos usuários pode estar relacionado ao regulamento do Banco de Reserva de África do Sul e aos regulamentos de câmbio estrangeiro, disse o porta-voz.
A Absa também aconselhou os clientes a contactar o banco de reserva da África do Sul para melhor esclarecimento, visto que se trata de um assunto que não é do domínio do grupo financeiro.
De acordo com o Reserve Bank, infringir os regulamentos de controle de câmbio acima é uma ofensa criminal.
Repatriação de capitais sul-africanos por meio de criptomoedas é crime
De acordo o site do Banco de Reserva do país, as transferências internacionais ou câmbio com o propósito explícito de comprar criptomoedas não é apenas permitido, mas também constitui um crime.
Do ponto de vista do controlo de câmbio, o Departamento de Fiscalização Financeira não pode aprovar transações dessa natureza
Disse o banco.
O banco justificou que esta medida é resultado da natureza das criptomoedas, uma vez que a transação não pode ser registada no Sistema de Relatórios FinSurv.
LEIA TAMBÉM
Banco Popular da China Instrui Proibição Imediata das Actividades Relacionadas a Criptomoedas
Empresa Sul-africana Acusada de Fraudar 3,6 Bilhões de Dólares