O analista de mercado e Co-fundador da Decentrader, Filbfilb, afirmou, numa das suas observações sobre o actual estado do mercado de criptomoedas, que se o Bitcoin sofrer mais uma perda de 30%, as alticoins poderão, em consequência, registar duas vezes mais perdas, dada a sua frágil posição actual.
De acordo com o analista, esta é, aliás, uma possibilidade bastante considerada pelos investidores, comerciantes e detentores de altcoins actualmente.
— f i l ? f i l ? (@filbfilb) June 25, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
Alts, therefore, carry significantly more downside risk than Bitcoin with Bitcoin threatening lows… if bitcoin were to fall lower, losing another 30% worst case.. id expect alts to correct to do 2x worse from here.
Dominance is likely to revert to previous 2021 highs. pic.twitter.com/62JhtKdRho
— f i l ? f i l ? (@filbfilb) June 25, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
O efeito dominó do mercado de criptomoedas
A avaliação de Filbfilb parece fazer sentido, pois os últimos acontecimentos no mercado de criptomoedas desenrolaram-se minimamente neste sentido.
Vejamos, quando o Bitcoin atingiu os 65 mil dólares, o preço da maior parte das alticoins cresceu significativamente. Em consequência, os investidores ganharam muito dinheiro e alguns, inclusive, declararam o período como sendo revolucionário às altcoins.
Ora, na mesma ordem, quando começou a actual crise do preço do Bitcoin, chegando a cair dos 65 mil dólares aos 28 mil dólares, as alticoins também foram afectadas pelos ventos negativos do mercado.
E os especialistas consideran que actualmente as altcoins estão a enfrentar uma situação de risco de recuperação, o que quer dizer que uma pequena queda do Bitcoin poderá causar uma rápida e grave redução de preços nas criptomoedas alternativas.
Alguns casos de excepção
Apesar disso, nem tudo é tão linear. A queda do Bitcoin em maio e junho, por exemplo, diminuiu o seu desempenho anual acumulado para 5,71%. Contudo, alticoins de alto potencial e alta capitalização como Ethereum não registaram uma grande queda no seu retorno anual.
O preço da Ethereum reduziu 60% em relação ao seu melhor preço de sempre, 4.384 dólares, mas o seu retorno anual ainda se manteve nos 141%.
Isso quer dizer que há alguns casos de excepção, e que as altcoins proporcionaram melhores retornos aos seus detentores em comparação ao Bitcoin.
O estado actual do preço do Bitcoin
O Bitcoin encontrar-se actualmente a resistir entre os 30 mil e 33 mil dólares, após ter atingido os 28 mil dólares muito recentemente.
Ao que tudo indica, a criptomoeda poderá se manter mis algum tempo neste nível, visto que o nível dos 40 mil dólares ainda se mostra pouco estável para a criptomoeda.
Mas, vale ressaltar que a aposição actual de 30 mil dólares é forte, tendo cedido à pressão do mercado apenas após várias tentativas, por isso o preço do Bitcoin tenderá mais a subir do que a descer.
LEIA TAMBÉM
CEO da Microstrategy: Repressão da Mineração do Bitcoin na China é Um Erro de 1 Trilhão de Dólares