O Fórum Económico Mundial (WEF) sugeriu em uma postagem que a tecnologia blockchain pode solucionar os problema de corrupção nos sistemas governamentais.
A postagen foi feita no dia 5 de julho de 2021, no seu site, onde a WEF fez as seguintes declarações:
- A tecnologia blockchain pode aumentar a justiça e a eficiência dos sistemas governamentais, ao mesmo tempo que reduz as oportunidades de corrupção;
- A Blockchain pode melhorar a transparência e divulgação dos processos de aquisição, investimentos nos quais podem ser perdidos para a corrupção;
- A tecnologia emergente também pode aprimorar os sistemas de registo de propriedades e terras, agilizar processos demorados e proteger os direitos das pessoas.
Tecnologia blockchain no registo de terras
Segundo o WEF, as ineficiências no sistema de registo e os títulos de propriedade são peças importantes para a corrupção. A tecnologia blockchain pode alterar o quadro e ser usada para dinamizar os registos dos cadastro.
A instituição disse que algumas regiões poderiam se beneficiar da tecnologia blockchain, dado o histórico de instabilidade jurídica nestas regiões.
Segundo o artigo, algumas nações já implementerarm a tecnologia, como é o caso da Geórgia que desde 2018 tem usado a tecnologia blockchain para fazer registar os títulos de terra.
Ainda segundo o artigo, em África, um projecto de título urbano está a ser implementado para resolver os problemas de digitalização de registos de terra e para testar a tecnologia de blockchain.
O projecto pretende remover a carga dos tribunais na solução de problemas fundiários.