O que é a Ethereum Classic
Ethereum Classic é uma plataforma pública peer-to-peer descentralizada que executa contratos inteligentes baseada na tecnologia blockchain.
É um hard fork do projeto original Ethereum que resultou na bifurcação de duas outras tecnologias:
Ethereum Classic (ETC) e simplesmente Ethereum (ETH).
Tal Hard Fork se sucedeu após um hacker roubar cerca de 50 milhões de dólares em Ether (unidade de troca do Ethereum) de um fundo da The DAO, uma organização autônoma descentralizada digital construída utilizando a blockchain do Ethereum.
Nos dias atuais, uma das empresas que coordena a ETC é a Input Output Hong Kong (IOHK).
Criação da Ethereum Classic
Inicialmente, o blockchain Ethereum foi estabelecido como uma rede em que as transações eram facilitadas usando o éter criptomoeda da ETH.
No entanto, em junho de 2016, o blockchain foi hackeado e $ 50 milhões em fundos foram roubados.
Como resultado, uma divisão ou bifurcação foi realizada para proteger a rede.
O Ethereum Classic surgiu como uma versão dividida do blockchain do Ethereum, o outro sendo o próprio Ethereum.
A divisão foi realizada para devolver os fundos roubados aos seus proprietários originais, de acordo com os registros anteriores ao hack.
Isso resultou em uma bifurcação levando às duas versões existentes simultaneamente.
A rede mais recente, ou Ethereum, usa ETH ou ether como sua criptomoeda, enquanto a mais antiga, renomeada Ethereum Classic, usa ETC.
Funcionamento da Ethereum Classic
Ethereum Classic é bastante semelhante ao Ethereum.
Ele se baseia em um blockchain que não foi projetado apenas para substituir pagamentos, mas cria contratos inteligentes e aplicativos com os quais os usuários podem possuir, transferir propriedade e interagir.
Permitir a linguagem de programação Turing Complete significa que os desenvolvedores podem escrever aplicativos que são automatizados e podem ser supervisionados por meio de resultados condicionais.
Como todos os outros blockchains, ele mantém um registro completo do histórico de transações em um banco de dados compartilhado.
Além disso, ele também tem o registro do estado mais atual de todos os contratos inteligentes alimentados pelo blockchain e saldos dos usuários, que podem ser transferidos digitalmente para a carteira de outro usuário.
Toda a atividade é alimentada por tokens ERC-20, que podem ser extraídos através do processo de Prova de Trabalho.
Devido à divisão, não receberá a atualização ETH 2.0
Utilidade da Ethereum Classic
Ele tem todas as vantagens de um blockchain, mas oferece algumas específicas para sua tecnologia.
Esses benefícios incluem:
Imutabilidade – Todas as transações, uma vez escritas e registradas no blockchain, não podem ser alteradas, removidas ou alteradas.
Esse foi o princípio que forçou a separação entre a ETC e a ETH.
Isso não apenas mantém um alto nível de descentralização, mas impõe maior segurança e integridade do código.
Descentralizado – Conta com procedimento de consenso de Prova de Trabalho, o que significa que não há necessidade de intermediário ou autoridade central.
As transações podem ocorrer sem eles e os contratos inteligentes são autoexecutáveis.
Transações rápidas e acessíveis – devido a um processo automatizado de verificação que não requer o envolvimento de terceiros, suas transações são processadas e verificadas rapidamente em nenhum momento.
Essa não é a única vantagem, pois também torna suas transações altamente econômicas.
Alta confiabilidade – O blockchain Ethereum Classic tem lidado com uma ampla variedade de aplicativos, contratos inteligentes e transações nos últimos cinco anos sem qualquer interferência de terceiros, tempos de inatividade, fraudes e censuras.
Isso mostra sua confiabilidade.
Programável – O principal benefício oferecido pelo blockchain Ethereum Classic é que ele é programável, permitindo que os desenvolvedores escrevam aplicativos descentralizados ou dApps e criem contratos inteligentes.
Esses aplicativos podem incluir serviços financeiros, jogos, contratos inteligentes e muito mais
Ethereum Classic vs Ethereum
“Qual é a diferença entre Ethereum e Ethereum Classic?” É a questão que dominava a pesquisa do Google quando a Ethereum Classic (ETC) de repente saltou para patamares sem precedentes
Ethereum Classic não deve ser confundido com Ethereum (ETH).
Eles são semelhantes, mas não são iguais.
Ethereum Classic é uma ramificação da Ethereum.
Curiosamente, o Ethereum Classic nasceu de um contencioso debate de 2016, depois que um hacker malicioso roubou $ 60 milhões em ether.
Depois de estagnar por vários anos, o Ethereum Classic disparou para US $ 114 em 5 de maio.
Por anos, o ETC foi ofuscado por seu gêmeo ETH mais caro, mas agora, o Ethereum Classic está recebendo uma onda de atenção da mídia por seu repentino aumento no preço.
Talvez você tenha visto o Ethereum Classic no Coinbase e esteja confuso sobre como ele difere do Ethereum.
Ou talvez você já tenha visto essa tendência no Twitter e não tenha ideia do que é ETC.
De qualquer maneira, se você estiver interessado no Ethereum Classic, mas não tiver certeza de como ele difere do Ethereum, continue por aqui para este explicação aprofundada que elucida suas diferenças.
Ethereum Classic é um spin-off do Ethereum.
O Ethereum Classic surgiu do Ethereum como resultado do hack da Organização Autônoma Descentralizada (DAO).
O DAO, lançado na blockchain Ethereum em 2016, foi um projeto que operou como um fundo de capital de risco para o espaço criptográfico.
O conceito principal do DAO é que os fundos dos investidores podem ser agrupados com tokens DAO baseados em Ethereum, e as pessoas podem enviar e lançar suas ideias para a comunidade Ethereum.
Se uma proposta for aprovada por um quorum de 20% de todos os tokens, o DAO transfere automaticamente o Ether para o contrato inteligente que representa a proposta. Qualquer Ether gerado a partir das propostas financiadas pelo DAO seria devolvido aos investidores participantes como recompensa
disse o especialista em blockchain, Osman Gazi Güçlütürk.
Muitos acreditavam que o DAO era um conceito revolucionário; arrecadou US $ 150 milhões em ETH durante um esforço de crowdfunding.
Pouco depois, um hacker roubou US $ 60 milhões em ETH do DAO.
Como resultado, a comunidade Ethereum ficou dividida sobre como superar o desastre devastador da segurança cibernética.
Duas escolas de pensamento foram formadas.
Uma facção queria reverter a transação no blockchain hackeado de Ethereum.
O outro lado disse que diabos não – reverter a transação neutraliza uma das principais máximas da tecnologia de blockchain, que condena a adulteração.
No final, os acionistas da Ethereum votaram para reverter a transação; este blockchain é o ETH de hoje.
Também havia um subconjunto da comunidade Ethereum que queria manter o blockchain ETH como está – manchado por hackers e tudo.
Este garfo agora é conhecido como Ethereum Classic.
Outra diferença é, obviamente, suas etiquetas de preço. Em sua alta o Ethereum ultrapassou US $ 4.000 e o Ethereum Classic custou US $ 172.
Assim, conforme a popularidade do Ethereum cresce, alguns estão se voltando para a ETC, já que é quase 30 vezes mais barato.
Os desenvolvedores podem usar o Ethereum Classic e o Ethereum para executar aplicativos descentralizados (dApps).
O que são dApps? – Eles são aplicativos ou programas digitais executados no blockchain Ethereum.
Aplicativos descentralizados são uma nova tendência no mundo da criptomoeda que usa uma rede ponto a ponto de computadores para hospedar aplicativos enquanto expulsa entidades centrais dominantes (por exemplo, Google) que tentam controlar tudo e todos.
Os aplicativos descentralizados também usam a tecnologia de “contrato inteligente”, que é apresentada no Ethereum Classic e no Ethereum.
Um contrato inteligente é uma linha de código projetada para executar um conjunto de instruções, uma vez que certos termos e condições sejam atendidos.
O cerne do código de contrato inteligente está na seguinte declaração: “Se isso acontecer, faça isso.”
Os contratos inteligentes existem tecnicamente em outras plataformas. Por exemplo, se você deseja comprar um lenço no eBay, o software do seu banco só liberará os fundos se o valor em sua conta bancária for maior que o preço do lenço.
O mesmo processo ocorre com os contratos inteligentes da Ethereum, exceto que não há intermediário (por exemplo, um banco, órgão governamental, autoridade central).
Tudo cai no blockchain – a rede ponto a ponto.
Os contratos inteligentes são projetados para fazer cumprir os termos de um acordo – seja uma troca de criptomoedas, direitos tokenizados, prova de identidade ou praticamente qualquer outra coisa
explicou o fundador da Ethereum, Vitalik Buterin.
Embora Ethereum seja o blockchain principal usado para extrair e comprar tokens não fungíveis (NFTs), alguns desenvolvedores estão lançando NFTs no Ethereum Classic, de acordo com a Capital.
A principal diferença entre Ethereum e Ethereum Classic é a ideologia.
Este último está empenhado em preservar o código central da blockchain Ethereum original.
Para aqueles que vêem valor em salvaguardar o registro histórico não adulterado do Ethereum, eles acreditam que o Ethereum Classic é um investimento que vale a pena.
Investidores da Ethereum Classic
Como a ETC não é uma alternativa de pagamento, muitas instituições financeiras apoiaram a Fundação Ethereum, que apóia a ETH e a ETC.
Há alguns anos, foi estabelecida a EEA ou Enterprise Ethereum Alliance que apresentava grandes nomes como JP Morgan, Credit Suisse, MasterCard, ING Greyscale e muito mais.
No entanto, Ethereum Classic é a divisão menos popular do blockchain que fica ofuscada pela atenção e apoio que seu irmão mais famoso ETH recebe.
Grayscale Ethereum Classic Trust fornece uma estrutura segura para obter exposição à ETC.
As ações elegíveis são cotadas no OTCQX®, o principal mercado operado pela OTC Markets, de acordo com os Alternative Reporting Standards.
Os investidores podem comprar e vender ações por meio da maioria das contas de corretagem tradicionais a preços ditados pelo mercado
Histórico de Preços da Ethereum Classic
De acordo com algumas medidas, o Ethereum Classic na verdade tem sido “bom” com os investidores em 2021.
Desde que entrou no ano, a criptografia aumentou 719%.
Isso se compara favoravelmente à ETH, que teve ganhos de 172%.
Mas o desempenho superior considerável não é o fim de tudo, digamos, de qualquer forma.
Ether classic teve uma Explosão de Preços em Maio, quadruplicando de valor em questão de dias, conforme os investidores migravam para altcoins, ou moedas digitais diferentes do bitcoin.
O preço do ether classic, um irmão digital do éter criptomoeda mais proeminente, atingiu o maior recorde de US $ 177,26 em Maio, de acordo com dados do Coin Market Cap.
Atualização Magneto
Magneto Hard-fork da Ethereum Classic acontecerá no bloco 13.189.133
A atualização do Ethereum Classic está estimada para ocorrer em 21 de julho
A atualização do Magneto da ETC implementará o ECIP1103 junto com os componentes de atualização da Ethereum em Berlim
A rede Ethereum Classic (ETC) passará por uma atualização de rede por volta de 21 de julho.
A atualização, batizada de Magneto, ocorrerá no bloco 13.189.133, com previsão de ocorrência na data mencionada.
De acordo com o anúncio oficial da equipe da Ethereum Classic, a atualização do Magneto incluirá o ECIP-1103 junto com a atualização do Ethereum em Berlim.
A última atualização foi lançada na rede principal Ethereum no final de abril e constituiu várias propostas de melhoria Ethereum que otimizaram as taxas de gás e implementaram melhorias de segurança na rede.
Os quatro EIPs implementados durante a atualização de Berlim foram os seguintes e agora serão incluídos no Ethereum Classic.
EIP 2565 – o que reduz o custo da pré-compilação ModExp (0x00..05)
EIP 2929 – que aumenta o custo do gás para SLOAD, * CALL, BALANCE, EXT * e SELFEDESTRUCT quando usado pela primeira vez em uma transação
EIP 2718 – que introduz um novo tipo de transação que é um envelope para permitir um suporte mais fácil para vários tipos de transação
EIP 2930 – que adiciona um tipo de transação que contém uma lista de acesso, uma lista de endereços e chaves de armazenamento que a transação planeja acessar
Consequentemente, o ECIP 1103 abrirá o caminho para que todas as atualizações do protocolo Ethereum acima sejam agora adicionadas à rede principal do Ethereum Classic (ETC).
O ECIP 1103 também garantirá a compatibilidade máxima entre as duas redes.
A equipe da Ethereum classic propôs os seguintes blocos nos quais essas mudanças serão implementadas nas versões testnet e mainnet da rede.
Bloco 3.985.893 no Mordor Classic PoW-testnet, com uma data estimada de 2 de junho de 2021
Bloco 4.368.634 em Kotti Classic PoA-testnet, com uma data estimada de 9 de junho de 2021
Bloco 13.189.133 no Ethereum Classic PoW-mainnet, com data estimada de 21 de julho de 2021
Tokenomics da Ethereum Classic
- Mineradores Ativos: 616
- Endereços de Carteira: 19 Milhões
- Endereços de Carteira Activos: 14 Mil
- Preço Mais Alto: $179.83
- Preço Mais Baixo: $0.4
- Preço Atual (20/07/2021 – 21h04m): $39.54
- Volume em Circulação: 128 Milhões de Ethereum Classic
- Emissão Máxima: 210 Milhões de Ethereum Classic
LEIA TAMBÉM
Vice-Governador do Banco da Inglaterra Expõe seu Ponto de Vista Sobre as Criptomoedas