O mercado de criptomoedas oferece tantas formas de fazer aplicação e obter lucros. Umas mais arriscadas e outras mais seguras, e duas dessas formas são: por meio do hodl e do staking. Esses termos parecem técnicos demais para si? Vamos começar a descomplica-los agora!
Staking que traduzido do Inglês significa aposta ou ainda participação, é nada mais e nada menos do que o processo de trancar certa quantidade dos ativos por um determinado período de tempo em troca de mais unidades da mesma moeda. É uma espécie de aplicação, em que os ganhos dependem fortemente de quantas moedas você bloquea.
Já Hodl (hold) é o processo de adquirir determinada criptomoeda a um preço baixo, e segurar ela por longos períodos, até ela valorizar-se e assim lucrar com a valorização.
Onde investir?
Tanto o hodl, como o staking, são estratégias que buscam retornos elevados. Para decidir onde investir suas criptomoedas, será importante analisar certos aspectos envolvidos em cada uma das duas estratégias:
Primeiro aspecto:
O hodl é uma prática que não aumenta suas moedas, os ganhos nesse tipo de estratégia baseiam-se unicamente na valorização das moedas que estiverem a ser seguradas. Por outro lado, o STAKING é uma prática que busca mais quantidades da moeda e ao mesmo tempo a valorização das mesma.
Segundo aspecto:
Investir em hodl, requer paciência redobrada, isso porque a estratégia é de longo prazo, chegando atingir até mesmo muitos anos, mas ainda assim o investidor tem acesso e pode movimentar seus ativos quando bem entender. Já o staking é uma estratégia de tempo mais curto, porém, diferentemente do hodl, o saldo é bloqueado e fica indisponível durante a aplicação.
Terceiro aspecto:
O hodl leva uma certa vantagem em ralação ao staking quando o assunto é segurança. Ao fazer hold o investir tem mais controlo sobre seus ativos, pois ele pode fazer isso em qualquer wallet que desejar. Quanto ao staking existem meios específicos, e em muitos casos a segurança fica a mercê de terceiros.
A escolha é unicamente sua, porém, exigi certo entendimento.
Onde investir? Essa é uma escolha que deve ser feita com base no tipo do seu perfil como investidor!