O Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, quer que o estado se envolva na mineração de criptomoedas, chegando a aconselhar mesmo os trabalhadores a dedicarem-se à mineração de criptomoedas ao invés de procurarem soluções no exterior do país.
De acordo com a agência de notícias russa RBC, Alexander Lukashenko recomendou, durante a inauguração de uma fábrica de tratamento e processamento de minérios, na região de Gomel, que o estado começasse a minerar criptomoedas utilizando a electricidade sobressalente do país.
O Presidente bielorrusso garantiu que o país eslavo possui electricidade sobressalente suficiente para minerar criptomoedas. Sugeriu, por outro lado, que as indústrias de produção de electricidade que estão abandonados podem, com esta iniciativa, ser recuperadas e envolvidas neste esforço:
(…) Comecem a minerar criptomoedas ou seja lá como isso é chamado. Existe electricidade suficiente no país.
Disse o Presidente Bielorrusso.
Bielorrússia dá mais um passo em direcção à mineração de criptomoedas
As recentes declarações do Presidente Alexander Lukashenko constituem mais um passo adiante do seu governo em envolver o país no mercado de mineração de criptomoedas.
Pois, o Ministério da Energia da Bielorrússia já havia demonstrado, em fevereiro último, interesse de investir neste sector, afirmando que levaria a cabo uma investigação sobre os riscos e os benefícios da mineração de criptomoedas para o país.
Sobre a Petrikovsky
A recém-inaugurada fábrica, a Petrikovsky, que será vinculada à mina com o mesmo nome, é oficialmente o maior projecto de investimento da Belaruskali, uma produtora estatal de fertilizante de potássio.
A Belaruskali é uma das maiores empresas do sector em todo mundo, e foi responsável por 20% de todo o fornecimento de potássio no mundo em 2019.
Contudo, apesar do seu alto nível de exportação global, a empresa estatal foi sancionado pelos Estados Unidos em Julho último como parte dos esforços dos governos ocidentais contra as políticas levadas a cabo pelo actual Presidente da Bielorrússia, nomeadamente no que os direitos humanos dizem respeito.
LEIA TAMBÉM
Cardano (ADA) Atinge Máxima Histórica e Ultrapassa US $ 3
Parlamento de El Salvador Aprova Fundo Bitcoin Trust de US $ 150 Milhões