A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) terá começado a investigar a startup que gere a exchange descentralizada Uniswap, segundo noticiou o The Wall Street Journal nesta sexta-feira.
De acordo com a matéria publicada pelo The Wall Street Journal, fontes próximas ao assunto informaram que os advogados da SEC estão a investigar a Uniswap Labs, a empresa por trás do protocolo Uniswap e igualmente da exchange descentralizada com o mesmo nome.
Até a redação deste artigo, a SEC ainda não se tinha pronunciou sobre o assunto. Entretanto um porta-voz da Uniswap Labs falou sobre o assunto e garantiu que:
A [Uniswap] está comprometida em cumprir as leis e regulamentos que regem nosso sector e em fornecer informações aos reguladores que os auxiliarão em qualquer consulta.
SEC quer conhecer ao detalhe a funcionalidade do protocolo Uniswap
Ao The Wall Street Journal, as fontes, que não foram identificadas, disseram que os funcionários da SEC procuram informações sobre como o protocolo Uniswap opera e também informações sobre aplicativos de empréstimo de criptomoedas.
Ou seja, a SEC deseja saber se os aplicativos descentralizados ou de empréstimo de criptomoedas resistiriam à sua supervisão.
Esta informação, que ainda precisa ser confirmada pela SEC, surge após as críticas direccionadas à exchange descentralizada pela remoção de 100 tokens da interface principal do usuário em julho último.
Na altura, considerou-se que entre os tokens estariam alguns considerados títulos não registados pelos reguladores norte-americanos, com a Uniswap Labs a esclarecer o assunto dizendo que aqueles tokens sempre representaram uma porção muito menor do volume geral do Protocolo Uniswap.
Protocolo Uniswap registou mais de 10 bilhões de dólares em volume apenas nesta semana
A ideia de que a SEC estaria a investigar a Uniswap Labs poderá, caso se prove, trazer várias outras discussões no universo cripto. Entretanto, até lá, teremos de esperar pelas repercussões que esta alegação trará.
O protocolo Uniswap é a maior plataforma descentralizada por volume de comércio actualmente e conta com mais de doze outras plataformas descentralizadas, incluindo a Uniswap.
O protocolo registou 16 bilhões de dólares em volume apenas nesta semana. E 10,3 bilhões deste volume pertence a exchange descentralizada Uniswap. Durante a redacção deste artigo, o protocolo Uniswap possuía 65,1% de todo volume de comércio descentralizado do mundo.
LEIA TAMBÉM
CEO da Cardano Espera que as Criptomoedas Desempenhem um Maior Papel no Afeganistão