Uma entidade desconhecida tentou atacar a rede Ethereum nesta terça-feira (14), mas com pouco sucesso. Embora tenha conseguido enganar alguns nós, não conseguiu enganar toda a rede.
Hackers de criptografia são conhecidos por detectar a menor das vulnerabilidades em redes para tirar proveito. Nas últimas 24 horas, a Ethereum emergiu como um alvo para um ou alguns deles, no entanto o ataque não teve sucesso.
De acordo com Marius Van Der Wijden, desenvolvedor da Ethereum, o invasor publicou uma cadeia longa de cerca de 550 blocos, que tinha registros inválidos de proof-of-work (PoW). Em vez de minerar os blocos de forma correta e de acordo com as regras da rede, os blocos foram criados livremente e transmitidos à rede.
Grande parte dos nós da Ethereum rejeitou os blocos, pois viu que os registros PoW eram inválidos. Porém, uma pequena porcentagem de nós que operam Nethermind — um cliente da Ethereum — migrou para a cadeia falsa. A sidechain contendo os blocos falsos foi superada pela blockchain Ethereum principal, fazendo com que todos os nós afetados voltassem para ela.
“É outra enorme demonstração de como a diversidade de clientes torna a Ethereum mais forte”
Afirmou o desenvolvedor
Vale lembrar que no início deste mês, a rede Ethereum foi afetada depois que um bug crítico atacou o software mais popular usado para verificar transações na rede, ‘Go Ethereum’ ou ‘Geth’. Metade do ecossistema do Ethereum se dividiu em uma cadeia lateral depois que 54% dos nós foram afetados pelo bug, principalmente aqueles que não haviam atualizado o software.
No entanto, um desastroso ataque de gasto duplo foi evitado depois que a maioria dos comerciantes usando Geth atualizou rapidamente seus sistemas.
LEIA TAMBÉM
LaLiga Torna-se a Primeira Grande Parceira da Blockchain Fan App Socios.com
Yetucoin: Ajude o Projeto a Crescer Sendo um Yetoshi – Programa de Embaixadores