A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, reiterou mais vez uma a sua pouca afinidade às criptomoedas, emitindo um alerta a criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, e considerando-as como altamente especulativas e suspeitas.
Numa recente entrevista à Bloomberg, Christine Lagarde voltou a observar, e desta vez de forma categórica, que as criptomoedas não são uma forma de dinheiro:
Acho que temos que distinguir entre as criptomoedas que são altamente especulativas e suspeitas ocasionalmente, e as de alta intensidade em termos de consumo de energia, mas elas não são dinheiro. Criptomoedas não são dinheiro, ponto final.
Criptomoedas são activos altamente especulativos que reivindicam a sua fama como dinheiro, possivelmente, mas não são. Eles não são.
Disse Christine Lagarde
Apesar da sua posição, Christine Lagarde pensa que as stablecoins devem ser regulamentadas
Ao que parece, as criptomoedas, sobretudo Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Binance Coin (BNB), Cardano (ADA), Ripple (XRP), não estão a atrair a simpatia da Presidente do Banco Central Europeu. Apesar de, durante a entrevista, ter elogiado as criptomoedas estáveis (stablecoins). Ela disse:
Há as moedas estáveis que estão a começar a se proliferar, que alguns grandes técnicos estão a tentar promover e empurrar ao longo do caminho, que são… diferentes e que precisam ser regulamentadas, para que haja supervisão que corresponda ao negócio que elas estão realmente a desenvolver, independentemente de como elas se nomeiam.
As stablecoins vêm sendo reconhecidas por vários bancos e governos em todo mundo. Reconhecendo, inclusive, que elas se tornarão muito mais proeminentes e, por isso, precisam se manter actualizadas para competirem.
Aliás, o próprio Banco Central Europeu lançou no início deste ano um projecto neste sentido, denominado Euro Digital, sob a direcção e orientação de Christine Lagarde.
Sobre as stablecoins e criptomoedas do banco central, a presidente do Banco Central Europeu disse ainda que:
[…] Há também os bancos centrais que são estimulados por uma demanda de clientes a produzir algo que tornará o banco central e as moedas digitais do banco central adequadas ao século em que vivemos.
E esta questão está na nossa agenda, porque eu acredito que temos que estar preparados para isso.
LEIA TAMBÉM
Tupuca Pretende Facililar a Forma de Levantar Dinheiro e Cria o “Tem Kumbu”
CEO da FTX Considera a Recente Paralisação da Solana Como um Episódio Triste e Frustrante