Algumas empresas mineradoras de Bitcoin uniram-se e adoptaram o uso de energia nuclear com o objectivo de reduzir o impacto ambiental negativo que a mineração de Bitcoin feita a base de carbono tem sobre o meio ambiente.
A Talen Energy, uma empresa de energia americana, está a construir uma instalação de mineração denominado por “Nautilus Cryptomine”.
A empresa visa criar moedas com pegada de carbono zero em um local seguro, disse o presidente da Talen, Alex Hernandez.
A empresa firmou em agosto uma parceria com a TeraWulf Inc., uma mineradora de Bitcoin com sede nos Estados Unidos, para promover ainda mais esta iniciativa.
A Oklo, uma startup de energia nuclear, está a desenvolver os chamados “microrreatores” para contornar os enormes obstáculos logísticos de um reator nuclear em grande escala. E, para tal, astartup juntou-se a empresa de mineração de Bitcoin Compass Mining, uma vez que esta já faz o uso de energia nuclear.
“O objectivo é mineração sem imitir pegadas de carbano”
A mineração de Bitcoin é uma actividade criticada frequentemente devido o uso combustíveis fósseis prejudiciais usado para gerar a eletricidade necessária para minerar Bitcoin.
A utilização da energia nuclear poderá fornecer resultados excelentes sem sem emitir pegadas de carbono, pois ela tem a capacidade de gerar energia limpa. “Estamos construindo demanda adjacente à usina nuclear existente”, disse Alex Hernandez, presidente da Talen Energy.
LEIA TAMBÉM
Multipla Angola Realiza Live Sobre Conceitos de Criptomoedas com Euclides Manuel