O estado da liberdade de expressão em todo mundo muda constantemente à medida que a tecnologia avança, e com este desenvolvimento tecnológico novas leis são aprovadas e as normas sociais mudam consequentemente.
Mas, em muitos casos, esta mudança em nada acrescenta na garantia da liberdade de expressão, de informação e de se informar dos cidadãos. E é considerando a importância de se garantir estas liberdades que surge o protocolo Anomus, um protocolo descentralizado de notícias que promete tornar o relato das notícias mais justo, imparcial e equilibrado através da tecnologia blockchain.
Um projecto revolucionário
O protocolo Anomus visa libertar o jornalismo e a reportagem actual da subordinação dos governos, lobbies e corporações que buscam preservar o fluxo de informações conforme a sua vontade.
Com base nisto, o protocolo dará a qualquer um que siga os “Princípios do Anomus” as ferramentas que lhes permitirão preservar permanentemente e sem alterações os seus trabalhos para as gerações actuais e para as gerações posteriores.
Ou seja, a ideia é criar um mecanismo através do qual os jornalistas possam preservar os seus trabalhos em blockchains, onde permanecerão para sempre registados e disponíveis para os cidadãos em todo mundo; estando os direitos de propriedade intelectual e de propriedade do editor igualmente salvaguardados.
O Anomus contará também com um token próprio denominado Anon e, com base na participação dos membros, o protocolo recompensará com estes tokens os editores, auditores (verificadores de factos) e até os leitores.
Funcionalidade do protocolo Anomus
O protocolo Anomus terá uma gestão auto-regulada e utilizará vários mecanismos para permitir que cada obra dentro do protocolo seja devidamente auditada e verificada pela comunidade.
E para que todos os trabalhos nele depositados estejam disponíveis para todos e a todo o momento, o protocolo Anomus contar com os recursos da permaweb.
A permaweb é uma colecção de dados, páginas da web e aplicativos descentralizados alojados no Blockweave e que são acessíveis comum na web.
Dito doutro modo, a Permaweb é essencialmente uma colecção de documentos e aplicativos interconectados, semelhante à web tradicional, com a excepção do facto de que todos os materiais nele depositados são permanentes.
Benefícios de integrar-se ao protocolo Anomus
O Anomus pretende, entre outros elementos, emancipar completamente os escritores, jornalistas e repórteres através dos seus recursos inovadores. Os participantes do protocolo terão acesso aos seguintes benefícios.
- Os editores poderão manter a sua privacidade e anonimato na medida em que protegem os seus direitos de propriedade intelectual sobre os seus trabalhos;
- O trabalho publicado que os auditores e a comunidade verificam é armazenado para sempre na blockchain;
- O protocolo será uma entidade autogovernada e sem agendas ocultas;
- O protocolo recompensará os membros pelos seus trabalhos com tokens anon.
Saiba mais sobre o protocolo Anomus lendo o seu whitepaper clicando AQUI.
Para participar do projecto Anomus, clique AQUI.
LEIA TAMBÉM
Bitcoin Continua em Ascensão e Atinge US $ 60.000
Visa cria Programa NFT Para Apoiar Artistas
CEO da Morgan Stanley Diz que o Bitcoin Não é Uma Moda Passageira e Que Permanecerá