Um Comissário da SEC acredita que a agência não está fazendo o suficiente para trabalhar com empresas de criptomoedas no estabelecimento de regulamentos que possam cumprir.
Acho que é seguro assumir que a criptografia vai crescer em tamanho”, disse Peirce ao The Wall Street Journal. “E então, o que podemos fazer agora para investir na construção de uma estrutura razoável, eu acho, valerá a pena no futuro
Empresas menores desfavorecidas
Peirce fez questão destacando o viés que as empresas menores enfrentariam se regulassem amplamente da mesma forma que as empresas financeiras estabelecidas. Aliás, este ponto também ilumina por que a SEC deve assumir um papel mais ativo para colaborar com empresas de criptografia. Para startups, o processo de cumprimento das regras da SEC seria “tremendamente difícil”, enfatizou Peirce.
De acordo com Peirce, a maioria das empresas que a SEC supervisiona tem um relacionamento estabelecido com o regulador, sendo as próprias entidades financeiras estabelecidas. Normalmente, quando essas empresas querem introduzir um novo produto ou serviços, elas têm a capacidade financeira de esperar pelo longo processo regulatório, disse ela. Infelizmente, dependendo da captação de recursos que eventualmente se esgota, as entidades que estão apenas entrando no mercado não podem se dar ao luxo de esperar por tais processos.
Além disso, as empresas legadas também se beneficiam desses relacionamentos estabelecidos, podendo abordar a SEC para criar uma estrutura viável. “Obviamente, não somos nós que prestamos aconselhamento jurídico, mas as pessoas entram e conversam conosco, e administram ideias conosco, e tentam trabalhar conosco para criar uma estrutura que funcione para um determinado produto ou serviço”, relatou Peirce.
No entanto, ela acredita que a dificuldade colocada por esse processo complicado também intimida as empresas menores. “Acho que muitas pessoas estão evitando tentar construir coisas no espaço da SEC precisamente porque é tão difícil navegar por isso”, disse Peirce. Isso ecoa a crítica anterior dela em relação à recusa da SEC em fornecer orientações mais claras para empresas de criptografia.
SEC aprova Bitcoin ETF
Apesar das críticas de Peirce, a SEC tomou medidas nos últimos dias para integrar ainda mais as criptomoedas aos mercados regulamentados. Na semana passada, aprovou o primeiro fundo negociado em bolsa (ETF) baseado em futuros Bitcoin, que foram introduzidos no início da semana. Mais estão prontos para serem aprovados em breve.
LEIA TAMBÉM
Plataforma de Gerenciamento de Ativos Baseada em Solana “Synchrony” Arrecada US$ 4,2 milhões
Luno Recebe 1 Milhão de Novos Clientes em Apenas 4 Meses – Exchange tem Agora 9 Milhões de Usuários