De acordo com dados do banco central da Rússia, o povo russo está entre os participantes mais ativos do mercado de criptomoedas do mundo. Porém, apesar desse fato, o Banco da Rússia ainda é cético em relação a primeira e mais valorizada criptomoeda do mercado, o bitcoin (BTC).
Russos negociam 2,9 trilhões de Kz anualmente
Citando estimativas relatadas por grandes bancos locais em Julho de 2021, o Banco da Rússia sugeriu que os volumes anuais totais de transações criptográficas da população russa chegam a 350 bilhões de rublos (US $ 5 bilhões) equivalentes a 2,9 trilhões de kwanzas na moeda angolana. Porém, estes dados parecem não estar claro se o Banco da Rússia converteu essas estimativas, já que o preço do bitcoin quase dobrou desde Julho, passando de cerca de US $ 30.000 para mais de US $ 60.000 em Novembro.
Em uma nova revisão sobre estabilidade financeira publicada ontem, 25 de Novembro, o Banco da Rússia apontou o papel crescente do país no mercado de criptomoedas que já conta com mais de US $ 2,8 trilhões, equivalentes a 1,6 quatrilhões de kwanzas.
Rússia entre os líderes do mercado
No relatório, o Banco da Rússia também observou que a Federação Russa está entre os líderes globais em termos de visitas à bolsa de criptomoedas Binance e de acordo com dados da SimilarWeb, a Rússia é o segundo maior país em termos de tráfego total na Binance, depois da Turquia.
O banco central russo também observou que a Rússia é um dos maiores países mineradores de Bitcoin do mundo, classificando-se como a terceira maior nação em termos de taxa de hash, de acordo com o Cambridge Bitcoin Electricity Consumption Index de Agosto de 2021.
Apesar de admitir a posição de liderança da Rússia no mercado global de criptomoedas, o Banco da Rússia ainda delineou os principais riscos associados ao setor, incluindo aqueles associados à estabilidade financeira, proteção ao investidor, lavagem de dinheiro e financiamento criminal, entre outros.
“A relação entre as moedas digitais e o setor financeiro permanece limitada no momento. No entanto, o rápido crescimento e a ampla adoção de moedas digitais representariam riscos mais elevados, tanto globalmente quanto para o mercado financeiro russo. ”
O banco central não sugeriu quaisquer medidas imediatas para lidar com esses riscos, mas disse que monitoraria de perto o mercado para identificar ameaças potenciais.
LEIA TAMBÉM
NFTs: Rarible Lança Aplicativo de Mensagens Directas
Dois Cidadãos Congoleses Unem-se e Ensinam a População Sobre Bitcoin