O Banco Central da Tanzânia está a explorar as possibilidades para lançar a sua própria moeda digital de banco central (CBDC), informou o governador do banco, Florens Luoga, durante a 20ª Conferência de Instituições Financeiras (COFI) organizada pelo banco central na última quinta-feira (24).
Dia após dia o mundo torna-se mais tecnológico e as criptomoedas, NFTs e CBDCs fazem parte dos produtos que surgem deste novo paradigma. Por essa razão, o banco central da Tanzânia “começou os preparativos para ter a sua própria CBDC” de modo que não seja ultrapassado na adopção de CBDCs. Explicou Florens Luoga.
Florens Luoga disse ainda que o processo de preparação para o lançamento do xelim digital, inclui a expansão das pesquisa sobre moeda digital no sentido de potencializar a equipe de desenvolvimento de CBDC do banco.
O Banco Central da Tanzânia está a inspirar-se na Nigéria
A Nigéria, tornou-se em outubro na primeira nação africana e a segunda no mundo a lançar oficialmente a sua própria CBDC, denominado por eNaira. A CBDC nigeriana surge para complementar a moeda física do país e não para substitui-lá.
O facto da Nigéria ter decidido entrar para lista de países que emitiram uma CBDC, seguindo as Bahamas e ter lançado sua moeda digital, disse Florens Luoga, inspirou bastante o banco central da Tanzânia a tomar tal atitude.
Rapidamente cresce o número de governos que estão a explorar as moedas digitais do banco central em seus países. Em África, a adopção do CBDC cresce gradualmente. Banco de Gana, por exemplo, pretende lançar em breve a sua CBDC.
Criptomoedas continuam sendo proibidas na Tanzânia
As criptomoedas continuam sendo ilegais, portanto ainda estão proibidas na Tanzânia, lembrou Luoga enquanto discursava. Além disso, o governador apelou aos usuários cautela com relação às criptomoedas.
Em novembro de 2019, o banco central do país emitiu uma directiva em que declara que os activos digitais não são reconhecidos pela lei daquele país.
No entanto, é bem provável que as criptomoedas sejam legalizadas brevemente, visto que, segundo relatos, o banco está a trabalhar para reverter tal lei. Esta postura do banco surge após a presidente do país, Samia Suluhu Hassan, dizer em junho que o país deveria preparar-se para as criptomoedas.
LEIA TAMBÉM
Nova Variante da Covid Atinge Mercado e Bitcoin cai Para Menos de 55 mil Dólares
Novo Governo Alemão Faz História No Universo de Criptomoedas e Blockchain