As notas do kwanza, da série 2012, deixam de valer a partir de amanhã, 1 de Janeiro, como meio de pagamento nas transacções comerciais, a medida enquadra-se no âmbito do processo de retirada destas notas do mercado pelo Banco Nacional de Angola (BNA).
As notas em causa são as de 200, 500, 1000, 2000 e 5000 mil kwanzas, da série 2012, que estão a circular simultaneamente no mercado nacional com as novas notas do kwanza da série de 2020.
Conforme anunciado pelo Bitcoin Angola anteriormente, as notas que deixarão de valer para as transacções comerciais poderão, de 1 de Janeiro a 30 de Junho de 2022, ser depositadas nas contas bancárias.
Por outro lado, de 1 de Julho de 2022 até 31 de Dezembro de 2026, quem ainda tiver as notas antigas consigo poderá trocá-las pelas notas da nova série nas instalações do BNA em todo país.
“Quem não tem conta bancária também vai entregar o dinheiro antigo…”
Quanto aos que não têm uma conta bancária, o economista Rui Malaquias, citado pelo Jornal de Angola, esclarece:
Quem não tem conta bancária também vai entregar o dinheiro antigo que está fora de circulação e pode receber notas novas.
O economista acrescentou que se trata de um processo normal em que o objectivo “é apenas retirar o dinheiro de circulação mas não o poder de compra as pessoas.
A medida, segundo o economista, fará com que o Estado volte a controlar a base monetária e realizar um combate mais acérrimo à inflação, cujo processo era difícil com as notas antigas.