A Visa e o provedor de tecnologia blockchain ConsenSys firmaram uma parceria que visa desenvolver novas infraestruturas para ajudar os países a lançar a sua própria moeda digital do banco central (CBDCs).
A tecnologia desenvolvida pela Visa e ConsenSys poderá ajudar na conexão dos módulos de pagamentos existentes, e isso permitirá que as empresas emitam coisas como cartões de pagamento vinculados à CBDC ou credenciais de carteira, por exemplo.
A dupla está a consultar os bancos centrais de todo o mundo para saber sobre as possiblidade de desenvolver uma potencial CBDC e apresentá-los o módulo de pagamento Visa combinado com a infraestrutura ConsenSys.
Catharine Gu, chefe da CBDC na Visa, disse em entrevista que a Visa e a ConsenSys estão a estudar todo processo de criação e integração de uma CBDC para compreender como ela pode coexistir com o sistema de pagamento actual.
“Os próximos dois a três anos serão críticos” para entender o papel que a CBDC desempenhará nos sistemas de pagamentos no futuro. “O principal desafio é entender como novas formas de dinheiro podem coexistir com os meios de pagamento e sistemas existentes”.
Além disso, as empresas estão a estudar e tentar resolver a questão da interoperabilidade que também é um desafio, acrescentou Shailee Adinolfi, directora de vendas estratégicas da ConsenSys.
A ConsenSys já tem alguma experiência em CBDC pois, já está a ajudar alguns países como a Austrália, França, Hong Kong e Tailândia a desenvolver as suas próprias CBDCs.
LEIA TAMBÉM
Bitcoin pode subir para 41 Milhões de Kwanzas Este ano Prevê o CEO do Banco Suíço “SEBA”
Jack Dorsey Propõe Criação de Fundo Legal de Defesa do Bitcoin