O Banco Central do Quênia (CBK, sigla em inglês) publicou um documento de discussão sobre a possibilidade de emitir uma moeda digital do banco central (CBDC, sigla em inglês) e, no mesmo documento, solicitou a opinião do público com relação aos riscos e benefícios ligados a uma moeda digital.
Este documento de discussão faz parte das iniciativas do CBK para garantir a revisão de políticas informadas sobre as inovações do sector financeiro. A CBK convida o público, a indústria e as partes interessadas a revisar este documento de discussão sobre a CBDC e fornecer feedback e ideias a serem consideradas ao avaliar o caso de uso da CBDC no Quênia”
Lê-se no documento
O documento de discussão que se dedica a analisar o potencial de uma CBDC reconhece que ela pode gerar “ganhos de eficiência” ao sistema financeiro queniano. No entanto, também levanta algumas questões que podem colocar o sistema financeiro local em risco.
“Se saldos de depósitos significativos forem movidos de depósitos bancários para CBDC, a capacidade de criação de crédito dos bancos pode ser limitada. Como os bancos centrais não podem fornecer crédito ao sector privado, o impacto sobre o papel do crédito bancário precisa ser bem compreendido”
De forma geral, o documento de discussão afirma que uma CBDC poderia fornecer ao público serviços de pagamento mais seguros em comparação com as criptomoedas ou stablecoins. Em contraste, o CBK sugeriu que uma CBDC pode incentivar a exclusão financeira “se a infraestrutura tecnológica e a alfabetização técnica necessárias não forem acessíveis para todos ”.
O Banco Central do Quênia, de modo a ter uma visão mais clara sobre CBDC e se deve ou não integrá-la ao sistema financeiro do país, buscou saber a opinião do público.
“Em sua busca por abordar as questões acima mencionadas, o CBK reitera que as pessoas devem estar no centro da avaliação de qualquer inovação. A utilidade da tecnologia não está em sua singularidade, mas em sua capacidade de resolver um problema social urgente”.
Os interessados em contribuir e apresentar as suas perspectivas com relação à CBDC, têm até 20 de maio de 2022 para enviar as suas opiniões.
LEIA TAMBÉM
BlockFi enfrenta 536 bilhões de Kwanzas em Penalidades devido a Contas de Juros
Jamaica: Lançamento do Dólar Digital Previsto Para Este Ano, Diz Primeiro-ministro