Doações de bitcoin chegam de diferentes pontos para apoiar os militares da Ucrânia e já ultrapassam os 4 milhões de dólares, valor equivalente a mais de 1,98 bilhões de kwanzas.
Grupos pró-ucranianos receberam mais de $ 4 milhões, em criptomoeda desde que a Rússia de Vladimir Putin, invadiu a Ucrânia na quinta-feira, 24 de Fevereiro, de acordo com dados recentes da Elliptic – empresa de análise de blockchain. A Elliptic, com sede em Londres, disse na sexta feira, 25 de Fevereiro, que Organizações não governamentais (ONGs) e grupos de voluntários levantaram o dinheiro.
As doações estão sendo enviadas em criptomoeda porque é rápido e fácil, disse Elliptic, e pode ignorar os regulamentos. A maior parte da doação foi enviada por um único doador que enviou $ 3 milhões, ou seja, 80 bitcoins.
“Criptoativos como o bitcoin também surgiram como um importante método alternativo de financiamento. Eles permitem doações rápidas e internacionais, que contornam instituições financeiras que podem estar bloqueando pagamentos a esses grupos”
Lê-se em um post no blog de Elliptic
Segundo a Elliptic, as doações de bitcoin podem ter aumentado por causa da proibição que o site de crowdfunding Patreon, impôs a Come Back Alive, uma ONG ucraniana que apoia os soldados ucranianos, por ter usado os fundos arrecadados para armas e atividades militares.
LEIA TAMBÉM
Rússia deve recorrer a criptomoedas para combater as sanções do Ocidente
Vitalik Buterin Expressa Solidariedade à Ucrania Após Ataque da Rússia