O Uzbequistão, um país situado na Ásia Central, emitiu, nesta semana, um decreto presidencial que permite todas empresas do país minerarem Bitcoin, no entanto, todas devem usar energia solar durante a mineração.
O decreto também diz que o governo isentará todas as empresas nacionais e estrangeiras de mineração de criptomoedas do pagamento de imposto de renda. Mas, explica o documento, para que isso seja possível, as empresas devem instalar seus próprios painéis solares.
Para começar a minerar basta que as empresas mineradoras estejam registadas na Agência Nacional de Projetos de Perspectiva do Uzbequistão, uma agência criada recentemente para responder este tipi de questões.
As empresas mineradoras não estão proibidas de se conectar à uma rede elétrica do país. O decreto diz que elas podem fazer isso desde que pagem o dobro do preço normal do que se paga pelo consumo de energia elétrica e que, se o consumo for alto, podem ser cobradas taxas adicionais.
De acordo com a Reuters, o Uzbequistão legalizou o comércio de criptomoedas em 2018, mas tem apenas uma exchange doméstica. O país tem se esforçado para implementar serviços de energia ecologicamente mais saudáveis. Projectos como a construção de energia renovável, principalmente usinas de energia solar e eólica estão a ser levados a cabo.